POLÍTICA
Ciro Nogueira afirma que PP não tem 'qualquer identificação' com governo Lula
Posicionamento no caso do ministro André Fufuca pode ter reflexos na Paraíba, favorecendo Efraim Filho na federação União-PP.
Publicado em 08/10/2025 às 15:17 | Atualizado em 08/10/2025 às 15:30

O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, disse nesta quarta-feira (08), em nota assinada em nome do partido, que a legenda reitera o posicionamento de oposição ao Governo do presidente Lula (PT) e que 'não nutre qualquer identificação ideológica ou progamática' com a gestão petista.
No documento, o partido oficializou o afastamento do ministro Andre Fufuca de todas as decisões partidárias e da vice-presidência da legenda após a decisão dele de permanecer na Esplanada dos Ministérios, contrariando a orientação partidária.
A decisão de Fucuca levou o PP a anunciar uma intervenção no diretório estadual do Maranhão, retirando o ministro do comando no estado. Além de ter sido assinado pelo senador Ciro Nogueira, o documento foi compartilhado nas redes sociais do parlamentar, reforçando o posicionamento.
Repercussão na Paraíba
A posição adotada por Ciro Nogueira em relação ao cenário político do Maranhão pode ter desdobramentos diretos na Paraíba, especialmente na disputa pelo controle da federação União Brasil-Progressistas (União-PP), que ainda permanece indefinida no estado.
Na Paraíba, a presidência da federação é alvo de uma disputa entre dois grupos. De um lado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, apoia o vice-governador Lucas Ribeiro, pré-candidato ao Governo do Estado e já alinhado ao presidente Lula para as eleições de 2026. Do outro, o senador Efraim Filho (União), que faz oposição ao Governo Federal e articula uma candidatura ao Palácio da Redenção com base no campo conservador.
Comentários