icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Fábrica vai produzir 3 mil ônibus em CG

De acordo com o consultor da Ibrava, Eurico Quintela Neto, a seleção para funcionários que irão trabalhar na fábrica pode começar ainda no final do ano.

Publicado em 14/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 07/03/2024 às 13:54

A nova montadora de ônibus da Indústria Brasileira de Veículos Automotores (Ibrava), que será instalada em Campina Grande, vai produzir três mil veículos por ano. De acordo com o consultor da Ibrava, Eurico Quintela Neto, a seleção para funcionários que irão trabalhar na fábrica pode começar ainda no final do ano. A terraplenagem e os estudos topográficos do terreno já começaram, mas ainda não há previsão para início da construção, que ocupará um terreno de 25 hectares. As obras devem ser concluídas no segundo semestre do ano que vem.

A fábrica será construída no Complexo Industrial e Empresarial Aluísio Campos, no bairro do Ligeiro. Segundo Eurico Quintela, Campina foi escolhida para receber a nova unidade por conta de sua localização considerada estratégica e da força do segmento industrial. “Estávamos sendo assediados por outras regiões, mas além de todas as características da cidade, a forma e o tratamento com que fomos recebidos nos surpreendeu. Valoriza ainda mais Campina Grande, que concentra passagens de rodovias federais que cortam vários estados e dá excelente condição aos transportes coletivos”, completou.

Ele informou ainda que serão investidos inicialmente R$ 50 milhões na planta. Ao todo, o investimento pode chegar a R$ 200 milhões e serão gerados mil empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos.

Para o prefeito Romero Rodrigues, que recebeu os representantes da Ibrava ontem pela manhã em seu gabinete, a nova indústria automotiva de Campina irá fortalecer a economia da cidade. “A área vai se valorizar bastante ao tempo que milhares de empregos serão gerados, além de novas empresas que serão atraídas. Já temos mais de 150 empresas cadastradas para montar uma unidade no novo distrito do Ligeiro. Vamos até o limite de isenção de Imposto Sobre Serviços (ISS), como as empresas são novas, não se perde o que não se tinha e o ganho econômico é muito mais significativo”, disse.

Também na ocasião, a Ibrava doou um ônibus à prefeitura municipal que foi apresentado logo após a reunião e poderá ser utilizado em diversas ações da prefeitura. “Também iremos pedir a doação de um segundo ônibus, para ser utilizado em ações itinerantes na área da saúde, devidamente equipado”, completou o chefe do Executivo. Ainda segundo Romero, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, poderá vir a Campina nos próximos dias para tratar sobre a contratação dos serviços para as obras das 4.100 casas que serão construídas no Complexo Aluísio Campos.

OBRAS DE TERRAPLANAGEM COMEÇARAM

Os representantes da Ibrava e o prefeito Romero Rodrigues, acompanhados de vereadores e secretários do município, visitaram o terreno onde será edificada a montadora de ônibus logo após o encontro. No terreno apenas topógrafos estavam trabalhando no momento da visita. “Nós iremos contratar assessorias para a contratação de mão de obra e aí utilizaremos os meios de imprensa para divulgar. No seu devido tempo, faremos todo esse processo, é uma mão de obra que tem que ser qualificada nesta que será a primeira fábrica de ônibus do Nordeste”, disse o consultor da Ibrava, Eurico Quintela.

A Ibrava está localizada no município de Feliz, no Rio Grande do Sul, e fabrica carrocerias para micro-ônibus urbanos e ônibus convencionais e elétricos (Trólebus). Os veículos podem ser utilizados para fazer o transporte rodoviário interestadual, coletivo e escolar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp