POLÍTICA
'Temos que construir com respeito ao tempo da eleição', afirma Hugo sobre apoio de Lula em 2026
Apesar do discurso cauteloso, aliados do presidente da Câmara já dão como certo o alinhamento com o presidente.
Publicado em 10/10/2025 às 15:02 | Atualizado em 10/10/2025 às 15:13

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), disse nesta sexta-feira (10), em entrevista à CBN João Pessoa, que uma possível aliança em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) em 2026 é uma construção que deve "respeitar o tempo da eleição".
Hugo Motta disse que "em algum momento" vai se posicionar sobre o tema, mas enquanto presidente da Câmara deve se distanciar do assunto. O pai do deputado, Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos, é pré-candidato ao Senado e deseja ter o apoio de Lula em 2026.
"Temos que construir, de maneira a respeitar o tempo da eleição", disse Hugo Motta. "Enquato presidente da Câmara, entendo que minha função não é me preocupar nesse momento com a eleição de 2026 e nem muito menos me posicionar agora. Mas, no momento certo irei me posicionar", disse.
Hugo foi eleito presidente da Câmara com o apoio amplo da direita e da esquerda, tendo se comprometido com o "equilíbrio" político. O avanço do calendário eleitoral, no entanto, tem desafiado a postura do parlamentar, que precisa responder sobre temas espinhosos e que dividem o eleitorado.
Além disso, aliados de Hugo Motta já dão como certo que o deputado quer o apoio do presidente para seu projeto em 2026, com foco na eleição do pai dele, Nabor Wanderley, para o Senado, e que esse entendimento já começa a ser costurado nos bastidores.
Na Paraíba, no entanto, Lula terá outros aliados na disputa pelo senado: o governador João Azevêdo (PSB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que faz oposição ao governador.
As declarações de Hugo Motta, nesta sexta, repercutiram durante agenda com ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, em João Pessoa, que destinou imóveis da União sem uso para o patrimônio do Hospital filantópico Napolerão Laureano. O objetivo é ampliar o atendimento a pacientes com câncer.
Comentários