COTIDIANO
Sérgio de Castro Pinto lança livro comemorando os 50 anos de carreira; veja entrevista
Livro reúne poemas selecionados pelo autor desde o seu livro de estreia, “Gestos lúcidos”, em 1967 até “Brando fogo das palavras”, de 2024.
Publicado em 10/10/2025 às 20:03
O autor Sérgio de Castro Pinto lançou nesta sexta-feira (10), em João Pessoa, o livro “Breves dias sem freio”, publicação comemorativa dos 50 anos de carreira do paraibano, que reúne poemas selecionados desde o seu livro de estreia, “Gestos lúcidos” (1967) até “Brando fogo das palavras” (2024). Veja a entrevista do autor para a TV Cabo Branco acima.
O lançamento aconteceu na livraria A União, no Espaço Cultural e contou com apresentação feita pelo poeta, cronista e ensaísta Francisco Gil Messias.
A seleção de poemas feita por Sérgio de Castro considerou mais representativos das obras que publicou, segundo ele. As obras selecionadas são:
- "Gestos lúcidos" (1967);
- "A Ilha na ostra" (1970);
- "Domicílio em trânsito" (1983);
- "O Cerco da memória" (1993);
- "A Quatro mãos" (1996);
- "Zoo imaginário" (2005);
- "O Cristal dos verões" (2007);
- "A Flor do gol" (2014);
- "Folha corrida"(2017);
- "Brando fogo das palavras" (2024).
“Com esta publicação, pretendo fornecer ao leitor uma visão abrangente, panorâmica, da minha poesia. Representa o livro, enfim, toda uma vida dedicada à poesia, desde os meus 20 anos, desde o jovem que eu fui até o septuagenário que eu sou hoje e sobre o qual escrevi o seguinte poema: o poeta/ arrasta/ os pés// e tropeça/ nos versos/ de pés quebrados.// o poeta/ não mais/ se inspira. // o poeta/ só inspira/ cuidados”, afirmou o escritor com toque de poesia.
Sérgio de Castro Pinto é natural de João Pessoa e nasceu em 1947. Ele ocupa a cadeira 39 na Academia Paraibana de Letras (APL), é doutor e professor-titular aposentado de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Durante a carreira, ele já publicou 11 livros, além de ensaios, críticas e outros trabalhos em diversos periódicos e revistas, assim como íntegra de diversas antologias poéticas nacionais e internacionais.
Também recebeu Menção Honrosa no Concurso Casa de Las Américas, de Cuba, e conquistou vários prêmios, entre eles o Guilherme de Almeida, promovido pela União Brasileira de Escritores, Seção do Rio de Janeiro.

Comentários