EDUCAÇÃO
Redação do Enem: descubra como o 'repertório de bolso' pode derrubar seus pontos
Descubra o que é repertório de bolso e por que ele pode impedir você de tirar nota alta na redação do Enem.
Publicado em 14/10/2025 às 17:28

Se você pensa que só decorar referências já garante uma boa nota na redação do Enem, atenção: usar o chamado repertório de bolso pode prejudicar (e muito) a sua pontuação na Competência II.
No ínicio deste mês, o Enem divulgou a cartilha de redação 2025. A partir da página 16, o material deixa claro que quem insere repertório decorado de forma genérica não consegue ultrapassar 120 pontos nessa competência.
“Então, não é uma possibilidade do aluno perder ponto não, é uma realidade”, explica a professora de redação Josy Kelly.
O que é repertório de bolso na redação do Enem
Repertório de bolso é quando o estudante coloca no texto referências prontas e decoradas, sem ligação real com o tema ou com os argumentos.
“Decorei, fui lá e coloquei”, resume a professora de redação Josy Kelly, mostrando que esse tipo de citação não soma pontos de verdade.
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Um exemplo citado na cartilha é a obra Utopia, de Thomas More, usada na redação de 2024 sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”:
“Utopia … retrata uma cidade perfeita, livre de mazelas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa … Assim, é possível identificar duas causas principais: a inércia governamental e as desigualdades sociais.”
O problema é que a referência é apenas superficial: o título e a ideia central do livro aparecem, mas sem conexão com o tema da valorização da herança africana. O repertório vira enfeite, sem gerar pontos na Competência II.
Para que a citação tivesse valor, era necessário contextualizar e explicar que Utopia critica a sociedade inglesa do século XVI e criar um paralelo com a marginalização da herança africana no Brasil. Do jeito que apareceu, virou apenas repertório decorado, mecânico, ou seja, repertório de bolso, sem autoria.
Como identificar e escapar do repertório de bolso
A professora Josy sugere estudar por eixos, em vez de decorar referências soltas. Por exemplo, se o tema for ambiental, foque em repertórios que se encaixem nesse eixo. Assim, seu repertório será relevante e não genérico.
No texto, repertórios de bolso são reconhecidos quando:
- São colocados de forma automática, sem relação com os argumentos
- Não são contextualizados
- Servem apenas para “mostrar conhecimento”, sem contribuir de fato com o desenvolvimento do tema
“É uma forma de 'forçar' o aluno a ler, a ampliar o repertório e não simplesmente decorar”, comenta a professora.
Se o corretor perceber repertório de bolso, seu texto não chega a 120 pontos na Competência II. Ou seja, não basta citar: é preciso contextualizar, relacionar e mostrar que entende o assunto. Jogar referências decoradas no texto pode limitar bastante sua nota.
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