SILVIO OSIAS
Poder para o povo!
Do domingo sangrento ao genocídio em Gaza.
Publicado em 15/10/2025 às 7:21

Bloody sunday. Domingo sangrento. Foi como ficou conhecido o episódio que culminou com a morte de 14 pessoas numa manifestação pacífica na Irlanda do Norte.
O massacre ocorreu no dia 30 de janeiro de 1972. Os manifestantes, alguns ainda menores, eram ativistas católicos que foram executados pelo exército inglês.
Give Ireland Back to the Irish. Devolvam a Irlanda aos irlandeses. Assim cantou Paul McCartney logo depois do massacre. A BBC proibiu a execução da música.
Sunday Bloody Sunday e The Luck of the Irish. A Irlanda também entrou no radar de John Lennon e Yoko Ono em canções do álbum Some Time in New York City.
Mais famosa do que a música de Paul McCartney e as duas canções de John e Yoko, Sunday Bloody Sunday, do U2, apareceu 11 anos depois no álbum War.
O domingo sangrento de 1972 está de volta às nossas lembranças por causa do lançamento, na semana passada, do box de CDs e Blu-rays Power To The People.
O box, que chega ao mercado em diversos formatos (físicos e digitais) dá conta do trabalho do casal Ono/Lennon em seus primeiros tempos vivendo em Nova York.
O cancelamento da balada Woman Is The Nigger of The World macula o lançamento. A censura ao vigoroso hino feminista foi imposta pela Universal Music a Sean Lennon.
Único flho de John e Yoko, Sean esteve à frente da produção do box. O cancelamento da música atende às regras nem sempre inteligentes do politicamente correto.
Mas a exclusão de Woman Is Th Nigger of The World é a única nota dissonante do box. Não fosse isso, seu extenso conteúdo (são nove CDs) seria aprovado com nota 10.
Na virada da década de 1960 para a de 1970, John Lennon e Yoko Ono foram fortemente comprometidos com a luta política em defesa de um mundo sem guerras.
Power To The People. Poder para o povo. O título do box agora lançado vem da música que John Lennon gravou ainda na Inglaterra e lançou num single em 1971.
Em 1969, antes mesmo da separação dos Beatles, ele já tinha pedido uma chance à paz no single Give Peace a Chance, gravado ao vivo num quarto de hotel no Canadá.
O box Power To The People foi lançado na sexta-feira (10). Dias antes, um vídeo com a música Sunday Bloody Sunday foi dispobilizado nas plataformas digitais.
Parte da campanha de lançamento do box, o vídeo, a partir de um episódio e uma música de 53 anos atrás, traz John Lennon para o mundo de 2025 e suas guerras.
Com uma versão extendida da música Sunday Bloody Sunday, o vídeo oferece uma síntese dos grandes conflitos que marcaram o mundo nas últimas décadas.
Sunday Bloody Sunday vem do domingo sangrento da Irlanda de 1972 à invasão da Ucrânia por Vladimir Putin e ao genocídio de Benjamin Netanyahu em Gaza.
Os números são impressionantes. Os lugares devastados pelos exércitos e suas bombas, os muitos milhares de civis mortos. O horror da guerra que nunca tem fim.
Além das guerras, há as vítimas de armas de fogo. O vídeo de Sunday Bloody Sunday também dá esse número. John Lennon, afinal, está entre essas vítimas.
Comentários