POLÍTICA
Ex-candidata a prefeita, Rama Dantas é expulsa do PSTU e acusa partido de 'machismo'
Vice-presidente expulsa da legenda acusa o partido de machismo e moralismo.
Publicado em 21/10/2025 às 15:15 | Atualizado em 21/10/2025 às 16:00

A vice-presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Rama Dantas, anunciou nesta terça-feira (21), que foi expulsa do partido depois de apresentar ideias que divergem da corrente majoritária da sigla. Em mensagem enviada ao Jornal da Paraíba, ela acusou o partido de "machismo" e de impor uma política "moralista".
Segundo Rama Dantas, que já disputou eleições na condição de candidata à Prefeitura de João Pessoa e ao Governo do Estado, pelo PSTU, a corrente que ela representa se apôs a ideias "reformistas" da sigla. A divergência ocorreu em congresso do partido realizado em setembro.
"Tivemos vários problemas de moral e de machismo e muitas políticas desenvolvidas por pressões reformistas. O setor majortiário não apenas não aceitou a crítica como também nos expulsou" , disse Rama Dantas, que ainda defendeu a implementação de ideias "revolucionárias" no partido.
Ainda segundo Rama Dantas, na próxima semana ela os demais integrantes expulsos do PSTU vão fazer um movimento em defesa da criação de um novo partido que represente esses valores. "Continuamos reivindicando as ideias revolucionárias no Brasil", disse.
Em nota recente, o PSTU nacional disse que não expulsou integrantes e negou as acusações feitas, indicando que optou por fazer uma "separação". "Expulsão burocrática é ato de cúpula, autoritário e administrativo. O que ocorreu foi exatamente o contrário: uma decisão coletiva, tomada após meses de debate democrático, com direito de expressão plena para todas as posições", disse.
De perfil minoritário e marcado por posições políticas consideradas mais radicais à esquerda, o PSTU nunca teve êxito em eleições na Paraíba. As acusações feitas por Rama Dantas, relacionadas a machismo, por outro lado, aparentam um contraste com o discurso da sigla, de inclusão das mulheres na atividade política.
Comentários