icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Vereadores em Montadas têm mandatos cassados por fraude no uso de verba para campanha feminina

Juíza entendeu que a candidata a vice-prefeita recebeu recursos para campanha e utilizou financiar candidaturas masculinas dos vereadores.

Publicado em 24/10/2025 às 18:28


				
					Vereadores em Montadas têm mandatos cassados por fraude no uso de verba para campanha feminina
divulgação/CMM

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos de dois vereadores e os diplomas de cinco suplentes em Montadas por uso irregular de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) destinados às candidaturas femininas.

A decisão foi proferida pela juíza eleitoral Carmen Helen Agra de Brito, da 50ª Zona Eleitoral, e considera que houve desvio de finalidade na aplicação da cota de gênero, configurando violação ao artigo 30-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

De acordo com a sentença, a candidata a vice-prefeita Edivânia Porto recebeu recursos para a campanha, mas utilizou parte dos valores (R$ 9,1 mil) para financiar sete candidaturas masculinas ao cargo de vereador.

Entre os beneficiados estão os vereadores eleitos Valdez Freire de Andrade e Damião Paulo da Silva, além dos suplentes Lucian Wanderson Silva Araújo, Edmar Pereira Figueiredo, Rinaldo da Costa Júnior, Cícero Liberato da Silva e Cleiton Fernandes Ferreira.

Dinheiro para campanha feminina foi usado irregularmente

A magistrada destacou que o repasse irregular dos recursos foi feito sob a justificativa de “despesas comuns de campanha” e “estratégia de dobradinha”, mas a análise das provas revelou o contrário. Parte do dinheiro foi usada para pagar advogados e contadores dos candidatos homens, despesas consideradas “personalíssimas e intransferíveis”.

Além disso, jingles e materiais de campanha custeados pela verba feminina promoviam exclusivamente candidatos homens, sem benefício efetivo à candidatura de Edivânia Porto.

Em um dos casos, o jingle sequer mencionava seu nome, o que, segundo a juíza, “escancara o desvirtuamento da finalidade legal dos recursos”.

“A fraude à cota de gênero não é um ilícito qualquer; é uma afronta ao princípio da igualdade e à busca por um sistema político mais representativo e plural. A utilização de candidatas mulheres como meras intermediárias para o repasse de recursos a candidatos homens é uma prática odiosa que deve ser coibida com o máximo rigor pela Justiça Eleitoral", decidiu.

A sentença sublinha que o desvio de recursos destinados à promoção de candidaturas femininas fere a política afirmativa e desequilibra a disputa eleitoral, uma vez que os beneficiados tiveram até 70% de suas receitas de campanha custeadas irregularmente.

Decisão nega cassação de prefeito e vice-prefeita

Por outro lado, a Justiça considerou improcedente o pedido de cassação dos diplomas do prefeito José Romero Martins dos Santos e da vice-prefeita Edivânia Porto. A juíza entendeu que não há provas de que o prefeito tenha participado ou se beneficiado diretamente do esquema e que o valor irregular representou menos de 10% do total da verba recebida pela candidata.

Próximos passos do processo

Com a decisão, haverá retotalização dos votos e redistribuição das vagas na Câmara Municipal de Montadas, já que o percentual de votos atingido pelos vereadores cassados (24,6%) não supera a metade dos votos válidos, o que afasta a necessidade de novas eleições.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com efeito suspensivo.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores em Montadas têm mandatos cassados por fraude no uso de verba para campanha feminina

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp