SILVIO OSIAS
O garoto mais bonito do mundo ganhou um filme de Luchino Visconti
O ator sueco Björn Andrésen morreu no domingo, 26 de outubro de 2025, aos 70 anos.
Publicado em 29/10/2025 às 7:30

Morte em Veneza é uma novela do escritor alemão Thomas Mann. Escrita em 1911 e publicada em 1912, é um dos títulos mais lembrados da obra de Mann.
Morte em Veneza é um filme do cineasta italiano Luchino Visconti. Filmado em 1970 e lançado em 1971, é um dos títulos mais importantes da filmografia de Visconti.
No filme, o personagem de Dirk Bogarde, o compositor Gustav, vê num garoto de 15 anos seu ideal de beleza. Do mesmo modo que Visconti viu no ator sueco Björn Andrésen. Olhares homoeróticos, ainda que platônicos, tanto do personagem quanto do cineasta.
Algo no filme de Visconti me remete à canção Nature Boy. A letra diz assim: "There was a boy/A very strange enchanted boy". Ficou assim em Encantado, a versão de Caetano Veloso cantada por Ney Matogrosso: "Era um rapaz, estranho e encantador rapaz".
Nature Boy foi popularizada por Nat King Cole. Nature Boy é, talvez, a primeira canção assumidamente gay. Até hoje, um hino celebrado pela comunidade LGBT.
Morte em Veneza não é um filme popular e acessível como uma canção. Mas foi muito visto no início da década de 1970. E é um filme assumidamente gay.
O uso da música de Gustav Mahler é marcante em Morte em Veneza. Talvez a gente possa dizer que o filme popularizou o adagietto da sua Quinta Sinfonia. Mahler compôs a peça nos dois primeiros anos do século XX e regeu sua estreia em 1904.

Luchino Visconti ficou encantado com a beleza de Björn Andrésen e o escalou para o papel de Tadzio em Morte em Veneza. Björn tinha 15 anos na época das filmagens, mas a pouca idade não o impediu de circular pelo jet set com a atriz Romy Schneider, de 33.
Na época do lançamento do filme, foi o próprio Luchino Visconti que chamou Björn Andrésen de "o garoto mais bonito do mundo". E, assim, ele ficou conhecido.
A beleza estonteante de Björn fascinou as plateias do mundo inteiro. Não importava a orientação sexual dos espectadores. Todos foram seduzidos pela beleza do menino.
Tristemente, Björn foi aprisionado por Tadzio, o que comprometeu sua carreira de ator. Björn Andrésen morreu no domingo, 26 de outubro de 2025. Tinha 70 anos.

Comentários