SILVIO OSIAS
Um ator foi indicado sete vezes ao Oscar e nunca ganhou a estatueta
Richard Burton nasceu há 100 anos.
Publicado em 12/11/2025 às 7:10

Eu tinha uns oito anos quando Adeus às Ilusões passou em João Pessoa. O cinema já começava a entrar no meu radar, mas faltava idade para ver os filmes.
Adeus às Ilusões. Vi os cartazes nos cinemas de rua da cidade e as notícas sobre o filme em jornais e revistas. A música principal era um sucesso nas emissoras de rádio.
The Shadow of Your Smile é uma belíssima canção. Uma das grandes canções dos anos 1960. O autor, Johnny Mandel, era um craque da música feita para cinema.
O diretor de Adeus às Ilusões era Vincente Minnelli. Um mestre, Minnelli foi casado com Judy Garland e, com ela, veio a ser o pai de Liza Minnelli. Família de artistas.
Creio que Adeus às Ilusões foi o filme que me fez saber de Richard Burton e Elizabeth Taylor. O casal do drama de Vincente Minnelli era também um casal na vida real.

Cleópatra, de 1963, Adeus às Ilusões, de 1965, Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, de 1966 - tudo isso, só vi mais tarde. A Megera Domada, de 1967, vi na época.
A Megera Domada era censura livre. Uma comédia de William Shakespeare muito bem filmada por Franco Zeffirelli. O mesmo Zeffirelli que logo faria Romeu e Julieta.
Richard Burton veio do teatro. Fez William Shakespeare no palco, no tempo em que ainda morava e trabalhava no Reino Unido, onde nasceu e se tornou ator.
Viveu dividido entre os muitos filmes que fez e a estupenda exposição midiática a que foi submetido por causa dos seus dois tumultuados casamentos com Liz Taylor.
Richard Burton foi indicado sete vezes ao Oscar por grandes desempenhos, mas não conquistou a estatueta nenhuma vez. Morreu aos 58 anos, em agosto de 1984.
Meu Richard Burton preferido é o Trotsky de O Assassinato de Trotsky. Um dos líderes da Revolução Bolchevique de 1917, no filme, Trotsky está exilado no México.
O Assassinato de Trotsky é um filme de Joseph Losey. Alain Delon é o homem que foi contratado para matar Trotsky. Os dois, Burton e Delon, em grandes atuações.
Coincidências curiosas. Se Joseph Losey é o diretor de O Assassinato de Trotsky, Dalton Trumbo é o roteirista de Adeus às Ilusões. O que há em comum entre eles?
Losey e Trumbo foram vítimas do macartismo nos Estados Unidos dos anos 1950. O macartismo perseguiu artistas e intelectuais por considerá-los antiamericanos.
Recuperei essas lembranças de Richard Burton porque fez 100 anos que ele nasceu. Batizado Richard Walter Jenkins, Burton era de 10 de novembro de 1925.

Comentários