COTIDIANO
Via que liga o Altiplano ao Hospital Universitário em João Pessoa tem trânsito liberado
Nova ligação deve reduzir o fluxo intenso nas rotas que cortam o Castelo Branco e a Avenida Beira Rio.
Publicado em 19/11/2025 às 18:52 | Atualizado em 19/11/2025 às 20:00

A nova via que liga o bairro do Altiplano ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, teve o trânsito liberado na noite desta quarta-feira (19). A obra da nova via foi feita pelo Governo da Paraíba e custou R$ 22,6 milhões.
A abertura da ligação viária deve ajudar a reduzir a sobrecarga nas rotas que passam pelo bairro Castelo Branco e pela Avenida Beira Rio, corredores que atualmente recebem um grande volume de veículos. A nova via possui 2,4 quilômetros de extensão.
LEIA TAMBÉM:
O projeto incluiu, também, a pavimentação e urbanização de diversas ruas do Altiplano, entre elas a Rua Antônio Francisco do Amaral, que foi duplicada, além das ruas Severino de Atayde, Artur Enedino dos Anjos, Maria José Caetano da Silva, Desportista José de Farias, Mário de Albuquerque Montenegro, Emílio de Araújo Chaves, Helena Freire de Souza e Bartolomeu Luiz Trócoli, entre outras que compõem o novo corredor viário.
A nova conexão facilita o acesso ao Hospital Universitário, localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e amplia as alternativas de deslocamento para quem transita entre essas regiões. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) espera que a medida contribua para melhorar a fluidez e diminuir pontos de congestionamento no entorno.
De acordo com a TV Cabo Branco, a via ainda está sem iluminação instalada. O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba(DER-PB)disse que ainda há um processo licitatório para que seja instalada a iluminação posteriormente, mas não divulgou um prazo para que isso acontecesse.
A prefeitura de João Pessoa, que é responsável por uma outra parte de iluminação na via, disse que a partir da terça-feira (25) a iluminação sob responsabilidade dela será instalada.

A liberação da via complementa uma intervenção implantada pela Semob-JP no último dia 13 de novembro. Na ocasião, o órgão criou um binário para melhorar a circulação entre os corredores do Altiplano, Castelo Branco e UFPB.
O sistema é formado pelas ruas Severino Ennes Atayde, que passou a operar no sentido Altiplano–UFPB, e Arthur Enedino dos Anjos, que agora funciona no sentido UFPB–Altiplano, ambas em mão única.
Segundo a Semob-JP, as mudanças fazem parte de um conjunto de ações planejadas para organizar o tráfego e garantir maior segurança viária na capital.

Comentários