TECNOLOGIA
Centro de Computação Quântica deve ser implementado na Paraíba em 2026
Novo centro deve contar com investimentos do governo chinês. Governo Federal vai aportar cerca de R$ 75 milhões.
Publicado em 24/11/2025 às 20:35

A Paraíba deve ganhar um centro de computação quântica. O projeto deve começar a ser implantado no primeiro semestre de 2026, e vai contar com investimentos chineses. A implementação é uma parceria do governo estadual, Governo Federal e também de uma empresa chinesa de tecnologia. Um investimento de R$ 75 milhões é calculado.
O projeto prevê a aquisição de um computador quântico, com área em torno de 64 metros quadrados, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.
Nesta segunda-feira (24), na Granja Santana, em João Pessoa, o governador da Paraíba, João Azevêdo, e representantes da empresa chinesa de tecnologia CETC, responsável pela computação quântica no projeto, tiveram um encontro.
"A implantação do Centro de Computação Quântica na Paraíba trará novos horizontes para a nossa população, abrindo uma janela enorme de oportunidades para os nossos jovens, mas também fortalecendo outras áreas muito importantes para o desenvolvimento da Paraíba, como a agricultura e a própria indústria", disse João Azevêdo.
O ramo da computação quântica é uma área da ciência que se utiliza da aplicação de principios da Física Quântica, ou seja, de leis da Física para partículas muito pequenas, aplicadas aos computadores, acelerando diversos tipos de processos, como a resolução de problemas matemáticos. Ações que computadores clássicos realizam poderiam ser feitas com muito mais rapidez em computadores quânticos.
De acordo com o governo paraibano, o centro de computação vai contar com a possibilidade e infraestrutura de para visitação e também vai auxiliar no processamento de dados do radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado no município de Aguiar, Alto Sertão, para mapear energia e matéria escura no universo.
Cláudio Furtado, secretário de Estado da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, disse que o centro vai possibilitar, inclusive, o desenvolvimento dos próprios computadores quânticos.
"O Centro de Computação Quântica tem três vertentes muito importantes. Primeiro, o desenvolvimento de cálculos em diversas áreas que hoje só são possíveis por computador quântico. Segundo, a transferência de tecnologia, o que vai permitir com que a Paraíba desenvolva seus próprios computadores quânticos. E, em terceiro lugar, vamos ter um centro de formação de recursos humanos, com a visita de muitos pesquisadores internacionais, entre outros tantos benefícios", explicou .


Comentários