icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Manifestação na BR-230, em Cajazeiras, interdita via e causa lentidão no trânsito

Interdição é em trecho de aproximadamente 1,5 km.

Publicado em 26/11/2025 às 8:15 | Atualizado em 26/11/2025 às 19:02


				
					Manifestação na BR-230, em Cajazeiras, interdita via e causa lentidão no trânsito

A BR-230 foi interditada no início da manhã desta quarta-feira (26) nos dois sentidos, no km 495, em Cajazeiras, por um trecho de aproximadamente 1,5 km. O local da interdição fica logo após Divinópolis, próxima a entrada da PB-394, e ocorre durante um protesto na região.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a reivindicação é sobre a distribuição das águas do Açude Engenheiro Ávidos, também conhecido como Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras

Os manifestantes reclamam que o Açude de Engenheiro Ávidos está secando pois o volume de água que sai do açude para outras regiões é menor que o volume que está entrando das águas da transposição do Rio São Francisco.

Já o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Ricardo Ramalho Lins, afirma que o problema foi causado pelo fato da Aesa não ter solicitado ao Ministério da Integração o aporte da passagem de água para o açude.

Procurada pelo Jornal da Paraíba, a Aesa disse que o "açude é federal, por isso toda a gestão, distribuição, cálculos e demais responsabilidades relacionadas a ele ficam a cargo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)".

A reportagem entrou em contato com a ANA, que disse que "vem desempenhando desde a sua instituição ações de gestão para o enfrentamento de situações de escassez hídrica na Região Semiárida" e que "a transferência de águas durante o período de chuvas, entre os açudes Engenheiro Avidos e São Gonçalo, está prevista em uma regulamentação e foi objeto de discussão e deliberação na reunião de alocação de água realizada no mesmo município na data de 11/06/2025".

Também conforme a agência, "o volume anual a ser transferido no ciclo 2025-2026, de 50 hm³, consta do Termo de Alocação de Água vigente, bem como a forma de se operacionalizar essa transferência. Eventuais alterações, tanto de volume transferível quanto de vazão de transferência podem ser solicitadas pela CAAA, preferencialmente após o período de estiagem".

A ANA disse que uma reunião está marcada para a quinta-feira (27), com diversos órgãos, entre eles a Aesa, para conseguir "uma solução em harmonia com o processo democrático e participativo já consagrado há tantos anos".

"O pessoal tá sofrendo muito. A gente sem água, tem que o carro pipa vir abastecer, é uma vergonha", disse Francisco Matias de Oliveira, agricultor.

Apenas veículos de emergência estão sendo liberados para transitar no momento.

Apenas veículos de emergência estão sendo liberados para transitar no momento.

A rota altenativa informada pela PRF é pela PB-393 sentido Cajazeiras- São João do Rio do Peixe, pegando a BR-405 no sentido Marizópolis, retornando à BR-230 no sentido Patos e vice-versa. O trecho alternativo dá uma rota de 44 km feita em 45 minutos.

Imagem

Rafaela Gambarra

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp