Videocast
Da vigilância noturna de uma rua em Campina Grande a um grupo que fatura R$ 200 milhões por ano
Conheça a história de Shigeaki Maracajá, diretor presidente do Grupo Alerta
Publicado em 01/12/2025 às 18:06 | Atualizado em 01/12/2025 às 19:41

Sim, é mais uma daquelas sagas de alguém que sai de condições adversas do interior do Nordeste para um sucesso empresarial formidável. E não cansamos de contar estas histórias, pois, na verdade, não são repetidas. As semelhanças vão acabando a partir da segunda frase de cada uma delas, já que os caminhos são bem distintos e, um a um, trazem muito aprendizado de vida e de empreendedorismo.
Shigeaki Maracajá é de São João do Cariri, filho e neto de pessoas simples, da agricultura e da esperança por tempos melhores a partir da chuva. O nome de origem japonesa foi inspirado em um político paulista, ex-ministro e ex-presidente da Petrobras, muito conhecido nos anos 1970, quando o paraibano nasceu. O Shigeaki daqui vendeu dindin, foi correspondente dos Correios e trabalhou em uma empresa de segurança, onde aprendeu bastante sobre a área em que construiria sua carreira. Em um momento de crise, precisou trabalhar à noite vigiando uma rua. Mas exatamente ali começaria uma trajetória que se transformou no Grupo Alerta.
Um grupo, três negócios
Além da empresa que trabalha com segurança privada, transporte de valores e segurança eletrônica, o Grupo Alerta, com sede em Campina Grande, possui uma construtora e uma empresa de terceirização de serviços. Esta última é responsável por cerca de metade do faturamento anual de R$ 200 milhões. O grupo está presente em quase todos os estados do Nordeste e conta com oito mil colaboradores, atendendo, na área pública, tribunais, prefeituras, universidades e outros órgãos. E também possui centenas de clientes privados das mais diversas áreas.

É mais um grupo paraibano de grande destaque no mercado. E Plínio Almeida quis entender o passo a passo de cada conquista e como funciona a mente empreendedora de Shigeaki Maracajá. Mais uma bela conversa no Mercado em Movimento, que você já pode acompanhar inteira, agora mesmo, no vídeo abaixo. Se preferir, pode acessar em áudio nas plataformas de podcasts.

Comentários