CONVERSA POLÍTICA
Damião Feliciano vai deixar o União após emplacar filho no Ministério do Turismo?
Deputado federal estaria de 'malas prontas' para migrar para partido mais de centro-esquerda.
Publicado em 18/12/2025 às 10:53

Apesar de conseguir a indicação do filho, Gustavo Feliciano para ministro do Turismo, com o apoio de lideranças do União Brasil, o deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) estaria de 'malas prontas' para mudar de partido.
Segundo fonte ouvida pelo Conversa Política, o deputado deve se filiar ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) durante a janela partidária, entre 6 de março e 5 de abril de 2026. O PCdoB integra a federação formada também pelo PT do presidente Lula e PV.
A estratégia eleitoral seria disputar o campo da esquerda na Paraíba, mirando o eleitorado do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que pretende concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados no próximo ano.
Apesar de estar no União Brasil, partido do Centrão, Damião Feliciano sempre teve atuação associada à centro-esquerda. Foi presidente estadual do PDT na Paraíba por vários anos e manteve relação próxima com o presidente Lula.
Em 2016, por exemplo, esteve entre os poucos parlamentares paraibanos que votaram contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
A filiação ao União Brasil, em 2022, foi vista por aliados como uma decisão pragmática, já que a legenda integrava a base do então presidente Jair Bolsonaro.
Agora, a possível migração para o PCdoB sinaliza um reposicionamento político às vésperas de mais uma disputa eleitoral, ainda que isso custe a perda de um ministério. Essa conta Damião tem habilidade política para fazer...

Comentários