CONVERSA POLÍTICA
OPINIÃO: está na hora da prefeitura de JP dar uma solução nos tonéis de lixo (fedidos) da orla
Restos de comida, chorume e mau cheiro ficam ao redor dos tonéis espalhados por Tambaú e Cabo Branco.
Publicado em 26/12/2025 às 14:24 | Atualizado em 26/12/2025 às 17:18

Em 2024, a prefeitura municipal de João Pessoa, por meio da Emlur, instalou lixeiras subterrâneas em Tambaú. Elas são hidráulicas e evitam o lixo exposto e acumulado na avenida da orla. A promessa era a de que os equipamentos mais modernos estariam por toda orla.
Foi a sinalização de que o problema seria resolvido. Na época, já havia reclamações da sujeira e a instalação serviu como boa propaganda de campanha.
Mas não passou de sinalização. 'Passou' a campanha eleitoral e não houve avanço. São poucos coletores, uns quatro conjuntos, e, mesmo assim, os velhos tonéis externos ficam perto como suporte. Ou seja: pouca mudança, com sujeira exposta.
A situação continua bem grave e a reclamação é grande dos frequentadores da orla. A prefeitura de João Pessoa precisa dar um jeito na sujeira, no chorume e no lixo que ficam espalhados ao redor dos tonéis nas orlas de Tambaú e Cabo Branco.
Caminhar, correr, fazer qualquer atividade física de manhã cedo está insuportável. Fede, o líquido escuro escorre nas avenidas e os restos de comida dos quiosques ficam espalhados na via, após a passagem dos caminhões de coleta.

Se a solução imediata não é colocar outros tonéis subterrâneos ou tirar os que já existem, é preciso montar um esquema novo de limpeza.
Os caminhões passam logo cedo coletando e, sem um devido cuidado, deixam o rastro de sujeira na avenida. Os agentes não recolhem de maneira imediata e, em alguns casos, só chegam bem depois para tirar o que fica. Já houve vezes de chegar às 7h30 da manhã e ainda estar tudo sujo.
É bom lembrar que essa é apenas uma das várias tarefas dos agentes.
Lavar com frequência a avenida, ao redor dos tonéis, também é urgente. A sujeira está entranhada no asfalto. Mas um detalhe: lavar sem deixar água suja acumulada nas baixas.
Os comerciantes também precisam ser cobrados e educados. Quando junta a sujeira perto dos tonéis com a da calçadinha é inacreditável. Só o turista muito encantado para não se sentir mal.
A sujeira e o mau cheiro, com situação crítica, se estende do Busto até depois do Sesc Praia. No fim do ano e no verão, vai piorar. E já passou da hora de solucionar esse problema.













Comentários