icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

MP defende integração entre órgãos para evitar desastres ambientais no Açude Velho

MP tem inquérito aberto para apurar poluição no desde 2023

Publicado em 14/01/2026 às 11:47


				
					MP defende integração entre órgãos para evitar desastres ambientais no Açude Velho
Poluição no Açude Velho. Reprodução/TV Paraíba

O tema da poluição no Açude Velho, em Campina Grande, foi potencializado depois do desastre ambiental que resultou com a retirada de mais de 10 toneladas de peixes mortos de dentro da água. Em entrevista ao Bom Dia Paraíba nesta quarta-feira (14), o Procurador Geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, defendeu uma ação integrada para evitar novos desastres.

"É um cartão-postal, patrimônio de toda a Paraíba (o Açude Velho). O MP vem acompanhando esse caso. Penso que o precisa ser feito é integrar os órgãos e montar um trabalho de fiscalização permanente", assinalou Quintans.

O Ministério Público tem um inquérito aberto desde 2023 para apurar a poluição no Açude Velho.

Em novembro do ano passado o órgão deu um prazo de 15 dias para a Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura apresentar esclarecimentos sobre o tema. Agora o MP reiterou o pedido.

Na próxima segunda-feira (19), uma audiência pública será realizada na sede do MP em Campina Grande.

Outros órgãos também apuram o caso

Além do MP, a Defensoria Pública e a Polícia Civil também estão investigando o descaso ambiental no Açude Velho. No caso da Defensoria, um ofício foi enviado ao secretário de Meio Ambiente pedindo a apresentação de esclarecimentos.

Já a Polícia Civil apura um possível caso de crime ambiental. De acordo com o delegado Renato Júnior, que comanda a investigação, o crime investigado é o de poluição ambiental.

Texto: Gabriel Abdon

Poluição no Açude Velho

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp