icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal

Nova secretaria passa a coordenar políticas de saúde, proteção, fiscalização, resgate e bem-estar animal, com núcleos específicos e cargos próprios.

Publicado em 28/01/2026 às 10:36


				
					Governo da Paraíba cria Secretaria Executiva de Proteção Animal
Governo do Estado cria Secretaria Executiva de Proteção Animal. Reprodução

A Paraíba passou a contar com uma Secretaria Executiva de Proteção Animal, criada para coordenar políticas públicas voltadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais em todo o estado. A nova estrutura integra a Secretaria de Estado da Saúde e foi instituída por medida provisória assinada na última segunda-feira (26) e publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28).

Entre as atribuições da secretaria estão a articulação de ações de fiscalização, resgate, abrigo e atendimento à saúde animal, além da integração de políticas já existentes relacionadas à causa animal.

A secretaria passa a contar com cargos comissionados, como secretário executivo, gerentes e chefes de núcleos, responsáveis por áreas específicas de atuação dentro da política estadual de proteção animal.

LEIA TAMBÉM:

A organização interna inclui uma Gerência Executiva de Saúde e Bem-Estar Animal, à qual estão vinculadas unidades operacionais responsáveis por fiscalização e denúncias, resgate e abrigo, serviços de saúde animal e políticas da causa animal.

Dentro dessa estrutura, também foram criados núcleos específicos para proteção ao animal doméstico, vigilância de zoonoses e educação e conscientização da população.

O que muda com a nova secretaria

Com a mudança, ações relacionadas à proteção animal passam a ter uma coordenação própria dentro da estrutura da Saúde, com foco na integração entre políticas públicas, fiscalização e atendimento. A medida já está em vigor.

Ou seja, a criação da nova secretaria também altera a Lei nº 8.186, de 2007, para incluir, de forma expressa, a competência do Poder Executivo de coordenar políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

Imagem

Janinne Vivian

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp