COTIDIANO
Incêndio atinge estrutura do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão
Esse açude é o principal reservatório responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outros municípios do Agreste e do Cariri paraibano.
Publicado em 06/02/2026 às 7:21

Um incêndio foi registrado no fim da tarde da última quinta-feira (5) nas instalações das bombas flutuantes do Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Agreste da Paraíba. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas no início da noite. Não houve registro de feridos.
O açude é o principal reservatório responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outros municípios do Agreste e do Cariri paraibano, atendendo cerca de 20 cidades por meio do sistema operado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).
De acordo com a Cagepa, o incêndio atingiu equipamentos do sistema de captação flutuante. Por causa dos danos, o sistema foi desligado e houve a ativação da captação convencional. A companhia informou que a mudança não compromete o abastecimento nem a distribuição de água na região.
LEIA TAMBÉM:
Ainda segundo a Cagepa, um técnico está no local desde a noite de quarta-feira para analisar a situação e adotar as providências necessárias.
A direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) informou que apenas tubulações da Cagepa foram atingidas e que o incêndio não compromete a captação de água do reservatório.
Até o momento, não há informações oficiais sobre as causas do incêndio, nem sobre danos permanentes à estrutura de captação.
Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) apontam que o Açude Epitácio Pessoa opera atualmente com 179,27 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 38,43% da capacidade total de 466,52 milhões de metros cúbicos. A última medição foi realizada nesta quarta-feira (5).
O reservatório iniciou 2026 com queda gradual no volume armazenado e sem recargas significativas de chuva. O abastecimento da região é mantido com o apoio das águas da transposição do Rio São Francisco.

Comentários