ECONOMIA
Feira de queijos movimenta economia e chama atenção de turistas, em Campina Grande
No mercado central de Campina Grande, uma feira de queijos se destaca com um negócio familiar com mais de 60 anos de existência.
Publicado em 08/02/2026 às 15:40

Um negócio familiar com mais de 60 anos de história chama a atenção de turistas na Feira de Queijos de Campina Grande. Fundado em 1959, o ponto de venda de queijos administrado por Wilson Barbosa começou com o pai dele, Aluízio, e perdura até os dias de hoje.
LEIA TAMBÉM:
“O fundador foi meu pai, em 59, e hoje a gente perpetua o ramo. A nossa sobrevivência é essa aqui, nós trabalhamos só com queijos regionais. Uns turistas de fora sempre levam o meu queijo, praticamente já vendi queijo para o mundo inteiro”, contou Wilson, em entrevista à TV Paraíba.

A alta demanda, tanto de turistas quanto de fregueses locais, faz com que Wilson venda aproximadamente 600 quilos por semana. Ele conta que todos os produtos que venda na Feira de Queijos são produzidos por familiares de diversas cidades da Paraíba.
“É uma média de 600 quilos por semana, varia muito pela produção do leite. Tem época que o leite é mais abundante ou menos abundante. Uma grande parte vem de Aroeiras, Mororó, Boa Vista, São João do Cariri. Tudo de parentes meus que fabricam”, afirma Wilson.
Feira de Queijos atravessa gerações de clientes
Robson, um dos clientes da Feira de Queijos de Campina Grande, e freguês fiel de Wilson, conta que consome os queijos da família dele desde que era criança. Para ele, além do sabor, a memória afetiva também é um fator determinante.
“O sabor do queijo e o atendimento de Wilson, que são muito bons. Meu pai começou comprando queijo aqui e eu tô continuando, começou com meu pai e agora eu e meus irmãos”, diz Robson.
Márcio, com 23 anos de idade, é sobrinho de Wilson e trabalha na Feira de Queijos com o tio. Para ele, fazer parte do negócio que atravessa gerações da família é uma honra.
“Tô aqui com o meu tio, que é mesmo que um pai, e me ajuda demais nessa feira. É uma honra estar nesse ramo, na feira, espero que tenha abundância”, fala.
Wilson, que deu continuidade ao negócio do pai, lembra dele com emoção, e diz que é um orgulho poder continuar o trabalho dele.

“Além de ser meu pai, ele me ensinou tudo. Tudo que eu sei e o que eu sou hoje veio do meu pai e da minha mãe. Eu tenho um orgulho muito grande de ter um pai daquela qualidade e uma mãe magnífica. Eu procuro ser como ele”, diz, emocionado.

Comentários