VIDA URBANA
Hospital cria espaço para os acompanhantes das parturientes
Ação acontece nos doze municípios que compõem o Vale do Mamanguape e já está em funcionamento.
Publicado em 06/04/2015 às 11:12
Para apoiar as mulheres em trabalho de parto que chegam à maternidade do Hospital Geral de Mamanguape (HGM), a unidade criou um espaço exclusivo para parentes ou amigos que queiram participar de todo o procedimento, até o nascimento da criança. A ação acontece nos doze municípios que compõem o Vale do Mamanguape e já está em funcionamento.
Segundo equipes que trabalham no hospital, entre as vantagens do parto com acompanhamento estão a garantia de um melhor atendimento à gestante, o estímulo maior ao parto normal, a duração menor do procedimento, a diminuição do medo e da tensão, frequente entre as grávidas, além da redução comprovada das ocorrências de depressão pós-parto.
A diretora-geral do HGM, Isis Unfer, explicou que a medida atende à política do Sistema Único de Saúde (SUS). “Está previsto na Lei do Acompanhante. Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir a gestante o direito à presença do acompanhante durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto”, afirmou.
Comentários