PLENO PODER
Nordeste é a região que mais confia na urna eletrônica, aponta Genial/Quaest
59% dos nordestinos afirmam confiar nos equipamentos usados nas eleições.
Publicado em 16/02/2026 às 13:56

Os eleitores nordestinos são os que mais confiam nas urnas eletrônicas, de acordo com a nova pesquisa Genial/Quaest. 59% dos entrevistados do Nordeste concordaram com a afirmação de que a urna é confiável. Enquanto 37% têm o pensamento no sentido oposto.
No geral, de acordo com o levantamento, 53% do eleitorado confia nas urnas. Embora seja a maior parte, a margem não é alta em relação à parcela que não acredita que os aparelhos sejam confiáveis, que é de 43%.
A grande parte das pessoas que dizem não confiar são alinhadas politicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso após ser condenado por tentativa de golpe de Estado. Além disso, antes de ser condenado à prisão, Bolsonaro se tornou inelegível justamente por levantar suspeições contra o processo eleitoral.
O instituto dividiu o posicionamento político dos entrevistados em cinco grupos: lulistas, esquerdistas não lulistas, independentes, direitistas não bolsonaristas e bolsonaristas.
Entre os apoiadores do presidente Lula, 78% confiam nas urnas, enquanto 20% afirmam não confiar. Na ala bolsonarista, apenas 18% confiam nas urnas, ao passo que 77% têm o pensamento oposto.
A pesquisa ouviu 2004 pessoas, com idade a partir de 16 anos, em 120 cidades do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiabilidade é de 95%.
Confiança nas urnas por região*
NORDESTE:
- 59% confia
- 37% não confia
- 1% não tem opinião formada
- 3% não sabem ou não quiseram responder
SUDESTE:
- 54% confia
- 42% não confia
- 2% não têm opinião formada
- 2% não sabem ou não quiseram responder
SUL:
- 48% confia
- 48% não confia
- 2% não têm opinião formada
- 2% não sabem ou não quiseram responder
NORTE/CENTRO-OESTE:
- 47% confia
- 48% não confia
- 1% não tem opinião formada
- 4% não sabem ou não quiseram responder
*Números da pesquisa Genial/Quaest
Texto: Gabriel Abdon

Comentários