icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PT nacional ameaça intervenção

Paulo Frateshi, secretário geral do PT, disse que haverá intervenção no partido, caso a unidade não seja estabelecida na Paraíba.

Publicado em 10/02/2012 às 6:30


Se não houver unidade na disputa eleitoral de 2012, o PT nacional poderá intervir na Paraíba, mais especificamente em João Pessoa. A informação foi dada pelo secretário-geral do partido, Paulo Frateschi. Ele lembra que na eleição de 2010 o PT marchou dividido, entre o apoio a José Maranhão (PMDB) e a Ricardo Coutinho (PSB). Frateschi avisou que o partido irá intervir se casos como esses se repetirem na corrida municipal.

Em João Pessoa, o PT já dá sinais de que estará novamente dividido, como aconteceu em 2010. Ignorando a pré-candidatura do deputado Luciano Cartaxo, a ala ligada ao deputado federal Luiz Couto promove hoje um evento em prol da pré-candidatura de Estelizabel Bezerra, do PSB. “A aliança PT-PSB tem história”, diz um manifesto divulgado ontem nos jornais do Estado. A manifestação pró-Estelizabel acontece no Hotel Nobile, em Tambaú, a partir das 10h.

O movimento em defesa de uma aliança com o PSB ocorre no dia em que o Partido dos Trabalhadores comemora 32 anos de fundação. Na Paraíba, conforme registra Paulo Giovani Antonino Nunes, em livro sobre a trajetória do partido, o projeto de fundação da legenda foi encabeçado por militantes vinculados a movimentos da Igreja Católica (muitos dos quais foram se afastando da legenda) e por militantes de organizações da esquerda clandestina. O primeiro presidente do PT foi Eliezer Gomes, um dos coordenadores da Pastoral de Juventude.

A fundação na Paraíba se deu em 10 de agosto de 1980, com a presença de Lula, em João Pessoa e cidades do interior. No dia 13 de setembro, o PT-PB pediu seu registro provisório. Em março de 81, aconteceu o primeiro racha, com a saída de um grupo de militantes, liderado por Wanderly Farias. O primeiro deputado federal eleito foi Avenzoar Arruda. Derly Pereira foi o primeiro candidato a governador, em 82. Chico Lopes conseguiu, em 92, como candidato, levar a disputa a prefeito de João Pessoa para o segundo turno, enfrentando Chico Franca (PDT), eleito com o apoio do braguismo.

Políticos como Marcondes Gadelha, Lúcia Braga e Antônio Mariz tiveram seus nomes vetados pelo PT paraibano. O ingresso de Marcondes no partido tinha sido acertado com a cúpula nacional, inclusive com o apoio de Lula.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp