icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Instabilidade: Cabedelo deve ter o seu terceiro prefeito em menos de cinco meses

José Pereira deve assumir a Prefeitura de forma interina por conta da vacância após o afastamento de Edvaldo Neto.

Publicado em 14/04/2026 às 15:55


				
					Instabilidade: Cabedelo deve ter o seu terceiro prefeito em menos de cinco meses
André Coutinho, Edvaldo Neto e José Pereira. (Reprodução)

Cabedelo vive, atualmente, um dos piores momentos de toda a sua história administrativa - se não for o pior. A cidade, que acabou de passar por um processo de eleição suplementar, vê o filme começar a se repetir após o afastamento judicial de Edvaldo Neto, com a deflagração da Operação Cítrico.

Dessa forma, a cidade chegará ao seu terceiro prefeito em um período muito curto. Foram menos de cinco meses entre a posse e o afastamento de Edvaldo Neto.

Tudo começou com a cassação de André Coutinho e sua vice, Camila Holanda. Edvaldo Neto, então presidente da Câmara Municipal, assumiu a Prefeitura de forma interina, para suprir a vacância enquanto uma eleição suplementar era convocada e realizada. No Legislativo, José Pereira, vice-presidente da Câmara, assumiu a presidência de forma interina.

Com a eleição de Edvaldo Neto, agora de forma definitiva, a sensação era de que a vida administrativa de Cabedelo voltaria para o curso normal. A falsa sensação durou menos de 48 horas. Na manhã desta terça-feira, Edvaldo foi afastado da Prefeitura, por ser um dos alvos da Operação Cítrico, que apura supostas fraudes em licitações, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e um possível financiamento a uma facção criminosa.

Como Edvaldo e o seu vice, Evilásio Cavalcanti, ainda não foram empossados, a Prefeitura cai no colo de José Pereira, que deve sem empossado de forma interina e já encaminhou a documentação para o jurídico da Câmara Municipal, para viabilizar a posse.

Evilásio Cavalcanti deve assumir após diplomação

Não deve demorar muito para que Cabedelo tenha um quarto prefeito nessa história. Como o afastamento não se deu por determinação eleitoral, não há nada que impeça que Edvaldo Neto e Evilásio Cavalcanti sejam diplomados. A diplomação está prevista para o dia 20 de maio.

Dessa forma, como a medida cautelar impede que Edvaldo ocupe o posto de prefeito, Evilásio Cavalcanti, depois de ser devidamente diplomado como vice, estará apto para assumir a cadeira de prefeito.

Oposição quer barrar a diplomação

Na manhã desta terça-feira, a cúpula do PL, encabeçada por Walber Virgolino, que foi derrotado por Edvaldo Neto na eleição suplementar; e Efraim Filho, concedeu uma entrevista coletiva. Em sua fala, o pré-candidato ao Governo do Estado garantiu que o partido vai acionar a Justiça para impedir a diplomação dos eleitos.

“A diplomação prevista para o dia 20 precisa ser suspensa para evitar a perpetuação dessa organização criminosa no poder”, disse Efraim.

Enquanto isso, a defesa de Edvaldo Neto ainda deve buscar, na Justiça, que o seu afastamento seja revertido. Em meio a isso tudo, não é nenhum exagero dizer que os cabedelenses, diariamente, dormirão sem saber quem será o prefeito quando acordarem na manhã seguinte.

Texto: Gabriel Abdon

André Coutinho, Edvaldo Neto e José Pereira

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp