icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Chuvas: locais que devem ser evitados por motoristas em João Pessoa

Nas últimas 72 horas, foram contabilizados 301,4 milímetros de chuva na capital. Veja ruas que devem ser evitadas nesses dias.

Publicado em 19/04/2016 às 11:35

A avenida José Américo de Almeida, conhecida como Beira Rio, os arredores do rio Cuiá, e as ruas próximas a sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estão entre as áreas de João Pessoa que devem ser evitadas pelos motoristas nos dias de chuva. Quem faz o alerta é a Defesa Civil do município, que acionou todas as secretarias desde que a capital contabilizou 50 milímetros de chuva. No último sábado (16), o governador do estado, Ricardo Coutinho, decretou estado de alerta em João Pessoa por causa do número de ocorrências, pontos de alagamentos e desabamentos.

“Desde sexta-feira, já foram 301,4 milímetros de chuva na cidade. É um índice que já é considerado um dilúvio nas últimas 72 horas”, afirma o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela. De acordo com ele, foram 60 chamados durante o período e 30 famílias ficaram desalojadas. “Tivemos ocorrências no São José, no Tito Silva e o muro da casa de show em Mandacaru que caiu em cima de sete residências”, conta.

Segundo Noé, foi feito um acordo entre a prefeitura e casa de show, que está abrigando as famílias prejudicadas pela queda do muro. “Foi um problema na construção de um estacionamento na casa, um erro no sistema de drenagem. Então a casa de show se comprometeu em abrigar e dar o apoio a essas famílias, mas tudo está sendo acompanhado pela Defesa Civil”, declara o coordenador do órgão.

Ações preventivas

Ainda segundo o coordenador, vários pontos da capital estão recebendo as ações preventivas da Defesa Civil nesta terça-feira, entre eles a comunidade Tito Silva. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (Aesa), a previsão para os próximos dias é de chuvas esparsas para o Brejo, Agreste e Litoral. Já no Sertão Paraibano, deve chover em pontos isolados.

Em João Pessoa, foram contabilizados 41,4 milímetros de chuva de chuva durante o dia de ontem, enquanto em Campina Grande, esse número foi de 11,4 mm. Nesta terça-feira, na capital, já foram registrados 14 milímetros de chuva e em Campina Grande, 1 mm.

Durante as últimas 72 horas, além da queda do muro em Mandacaru, outros incidentes foram registrados em João Pessoa. Na noite do último sábado, um caminhão caiu em buraco e se inclinou sobre um poste na avenida João Machado, no Centro da cidade. Já na Beira Rio, um carro ficou preso nas águas até o dia seguinte.


No Centro Histórico, um prédio desabou em decorrência das chuvas na tarde do domingo (17). Segundo a Defesa Civil da capital, ninguém ficou ferido no incidente.

Após as chuvas dos últimos dias, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) afirmou que está mobilizando equipes para a desobstrução de canais que desaguam nos Rios Jaguaribe e Sanhauá, dando apoio às ações da Defesa Civil. A orientação para casos de emergência é ligar para o número 0800-285-9020, que funciona 24 horas por dia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp