ESPAÇO OPINIÃO
São João, Copa do Mundo e Eleições: a disputa pela nossa atenção já começou
Por Jeoás Farias*
Publicado em 09/06/2026 às 16:54

Se existe algo que une o Brasil além da paixão pelo futebol, das festas populares e da política, é a capacidade que esses temas têm de dominar as conversas. Neste momento, três grandes assuntos disputam a atenção dos brasileiros dentro e fora das redes sociais: as festas juninas, a Copa do Mundo e o início do período pré-eleitoral.
À primeira vista, parecem temas completamente diferentes. Um celebra a cultura popular, outro mobiliza a paixão esportiva e o terceiro movimenta o cenário político. Mas todos possuem um elemento em comum: a disputa pela nossa atenção.
Vivemos em uma economia da atenção. Empresas, influenciadores, veículos de comunicação, marcas, candidatos, artistas e até amigos disputam diariamente alguns minutos do nosso olhar. E poucos assuntos conseguem mobilizar tanto interesse quanto aqueles que fazem parte da identidade cultural brasileira.
O São João é um exemplo claro disso. Durante décadas, as festas juninas foram experiências presenciais. Hoje continuam sendo, mas também se transformaram em conteúdo digital. Fotografias, vídeos, transmissões ao vivo, reels, stories e publicações passaram a fazer parte da experiência. Não basta mais participar. Muitas vezes parece necessário mostrar que participou.
Ao mesmo tempo, a Copa do Mundo transforma milhões de brasileiros em comentaristas, analistas, técnicos e produtores de conteúdo. Assistimos aos jogos enquanto acompanhamos memes, opiniões, estatísticas e reações em tempo real nas redes sociais. O evento esportivo acontece em campo, mas uma segunda partida acontece nas telas dos celulares.
Já as pré-eleições trazem outro fenômeno. Candidatos começam a ocupar mais espaço nas redes sociais, ampliam a frequência de publicações e intensificam sua comunicação. O eleitor, por sua vez, passa a receber um volume cada vez maior de informações, promessas, discursos e posicionamentos.
É justamente nesse ponto que a atenção se torna um ativo valioso.
O risco não está em participar dessas conversas. Pelo contrário. São temas relevantes, culturais e sociais. O desafio está em não permitir que o excesso de informação substitua a reflexão.
No São João, vale lembrar que registrar momentos é importante, mas viver os momentos também.
Na Copa do Mundo, vale aproveitar a emoção sem transformar toda discussão em confronto.
Nas eleições, vale ouvir propostas, mas também pesquisar histórico, realizações e coerência.
As redes sociais ampliaram nossa capacidade de participar da vida pública, cultural e social. Mas também aumentaram a velocidade com que reagimos aos acontecimentos. Muitas vezes compartilhamos antes de refletir, opinamos antes de pesquisar e escolhemos antes de analisar.
Por isso, talvez a pergunta mais importante deste período não seja qual festa vamos frequentar, qual seleção vai vencer ou qual candidato vai ganhar.
A pergunta é outra:
Estamos participando dessas experiências de forma consciente ou apenas reagindo ao que os algoritmos decidiram mostrar para nós?
Porque São João, Copa do Mundo e Eleições vão passar.
Mas a forma como escolhemos consumir informação e exercer nossa presença digital continuará influenciando nossas decisões muito depois que os holofotes desses grandes eventos forem apagados.
*Jeoás Farias é especialista em Presença Digital e colunista da CBN Paraíba

Comentários