icon search
icon search
home icon Home > política > pleno poder
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PLENO PODER

Bolsonaro tem 24 horas para justificar arma em casa durante prisão domiciliar, determina Moraes

Arma foi apreendida com um servidor que faz parte da segurança do ex-presidente durante uma blitz no Distrito Federal.

Publicado em 16/06/2026 às 13:28


					Bolsonaro tem 24 horas para justificar arma em casa durante prisão domiciliar, determina Moraes
Ex-presidente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar. Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 24 horas para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro explique por que ele mantinha uma arma de fogo em casa durante a prisão domiciliar. A arma foi apreendida durante uma blitz no Distrito Federal, no fim da noite dessa segunda-feira (15).

A arma estava com um servidor identificado como Estácio Leite da Silva Filho, que faz parte da segurança do ex-presidente.

De acordo com a ocorrência, o militar se apresentou como integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e afirmou que estaria levando a arma para reparo e que, posteriormente, iria devolver à casa do ex-presidente.

Moraes quer saber o motivo de o ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão desde março deste ano, ter uma arma de fogo durante a reclusão. Ele está sob prisão domiciliar humanitária, autorizada por Moraes por um prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recupere de uma broncopneumonia.

"Diante do exposto, (...) determino, no prazo de 24h (vinte e quatro horas), que: 1) A Defesa de JAIR MESSIAS BOLSONARO se manifeste sobre o referido Boletim de Ocorrência, esclarecendo, inclusive, a razão pela qual o condenado mantinha uma arma de fogo em casa, com carregador sobressalente e porque, às vésperas do encerramento do período de 90 (noventa) dias concedido à titulo de prisão domiciliar humanitária, o condenado solicitou a realização de reparo no armamento", diz o documento.

No despacho de Moraes, não há informação sobre a proibição de manutenção do armamento em casa ou se Bolsonaro teria violado alguma medida imposta nesse âmbito.

O que diz o GSI

Em uma nota enviada ao g1, o GSI afirmou que não realiza a segurança de ex-presidentes. Além disso, o órgão informou que os servidores que compõem o quadro de seguranças são de livre indicação dos ex-mandatários e que não existe qualquer tipo de subordinação ao GSI.

"Sobre o assunto, informamos que o GSI não realiza a segurança de ex-Presidentes, incluindo o senhor Jair Messias Bolsonaro.

Os servidores à disposição dos ex-Presidentes são de livre indicação dos mesmos e não estão subordinados nem vinculados operacionalmente ao GSI, conforme dispõem a Lei Nº 7.474, de 8 de maio de 1986, e o Decreto Nº 6.381, de 27 de fevereiro de 2008.

Informamos ainda que, de acordo com o decreto supramencionado, o GSI oferece a capacitação e a avaliação de servidores e de condutores de veículos, que integram a segurança dos ex-Presidentes da República. (Portaria GSI/PR Nº 136, de 20 de setembro de 2024)", diz a nota do GSI.

Texto: Gabriel Abdon
Com informações do g1

Ex-presidente Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp