icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Dilma recebe hoje pauta de reivindicações da região Nordeste

Governadores vão pedir desde a criação de fundo de investimentos para a região até políticas de geração de emprego. Encontro acontece no Palácio do Planalto.

Publicado em 25/03/2015 às 7:15 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:10

Os governadores dos nove Estados nordestinos prepararam uma lista extensa de pedidos para a reunião que acontece hoje, às 17h, no Palácio do Planalto. O encontro, agendado pela presidente Dilma Rousseff, vai priorizar os pontos da Carta da Paraíba, redigida durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, em João Pessoa, ocorrido em dezembro do ano passado. Cada governador, no entanto, deve levar os pedidos prioritários de seu estado. O governador cearense Camilo Santana (PT), por exemplo, vai apresentar à presidente o Plano Estadual de Convivência com a Seca, que pede ações emergenciais e estruturantes para que a população afetada possa lidar melhor com o período de estiagem. Já Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco,vai focar na geração de empregos e o aquecimento da economia.

Articulador do Fórum de Governadores e do encontro de hoje, Ricardo Coutinho (PSB) vai pontuar os problemas apresentados na Carta da Paraíba, que visa ao desenvolvimento estratégico da região. O ponto crucial para o governador será a criação de linha de crédito específica para o Nordeste. Ele também pedirá novos recursos para o combate à seca. Mas os recursos que serão pedidos para combater a estiagem não são vistos como prioridade por todos os governadores. “A seca não preocupa tanto porque só atingiu oito cidades. Elas estão sendo abastecidas por carros-pipa”, afirma Sales Neto, secretário de Comunicação de Sergipe.

No dia do fórum, os governadores chamaram a carta de “agenda positiva e convergente a todos os estados”. Nela, eles pedem a construção de uma política nacional que modernize as Forças de Segurança dos estados, investimentos na infraestrutura logística de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, entre outros pontos. A Carta da Paraíba será entregue à presidente Dilma na reunião de hoje, onde os governadores apresentarão os pedidos correspondentes a cada estado. O encontro também é visto como uma forma de manter boas relações entre os estados e o governo federal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp