icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Três pessoas são detidas pela PM após confusão política na UFCG

Uma estudante idosa teria sido vítima de injúria racial durante a discussão, motivada por retirada de cartazes políticos.

Publicado em 08/10/2026 às 11:56 | Atualizado em 08/10/2026 às 12:32


					Três pessoas são detidas pela PM após confusão política na UFCG
Pessoas são detidas pela PM após confusão política na UFCG. (Reprodução/TV Cabo Branco)

Três pessoas foram detidas pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (8) após uma confusão na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Segundo informações apuradas pela TV Paraíba, a discussão começou após homens retirarem cartazes políticos que haviam sido colocados por estudantes no campus (veja o vídeo mais abaixo).

Durante a confusão, uma estudante idosa teria sofrido injúria racial por um dos homens que retiravam os cartazes, segundo relatos de pessoas que estavam no local. Outros estudantes que presenciaram a situação também afirmaram que houve discussão e tumulto.

O professor da UFCG João Lima Neto também estava no local e disse ao Jornal da Paraíba que os homens teriam se identificado como fiscais eleitorais e da universidade. Segundo ele, um deles afirmou que já havia retirado um cartaz e que faria novamente. Quando o professor tentou impedir a ação, houve empurrões.

Ainda conforme as informações apuradas pela TV Paraíba, dois dos homens envolvidos deixaram o local em uma motocicleta. Um terceiro foi levado pela Polícia Militar para a Central de Polícia, sob escolta, porque havia receio de que ele fosse agredido pelos estudantes.

Um estudante também foi conduzido pela PM após, segundo um policial, ter cuspido e atingido um agente durante a confusão. Pessoas que presenciaram a situação informaram que estudantes envolvidos na discussão foram orientados a registrar boletim de ocorrência sobre a suposta injúria racial.

João Lima Neto informou ainda que uma equipe da universidade, um advogado e integrantes do setor da OAB, que atua em casos relacionados a crimes de racismo, acompanharam os envolvidos até a delegacia.

Os estudantes estavam se organizando para uma manifestação política prevista para a tarde desta quinta-feira. De acordo com a UFCG, a instituição possui regras específicas para o período eleitoral e orienta que manifestações político-partidárias em seus canais institucionais sigam as normas do período de defeso eleitoral.

O Jornal da Paraíba entrou em contato com a assessoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que informou que realizará uma coletiva de imprensa às 16h desta quinta-feira (8) para falar sobre o ocorrido.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp