POLÍTICA
Derrotado nas urnas, Flávio Bolsonaro diz que não reconhece resultado da eleição
Flávio Bolsonaro (PL) ficou com 48,21% dos votos válidos nas eleições deste domingo (25), em que Lula conseguiu a reeleição.
Publicado em 25/10/2026 às 23:10

O candidato derrotado nas urnas, Flábio Bolsonaro (PL) contestou o resultado das eleições e anunciou que pretende recorrer à Justiça Eleitoral para pedir a anulação do pleito vencido por Lula (PT). Em sua manifestação, ocorrida na noite deste domingo (25), ele questionou uma decisão atribuída ao ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), relacionada à prorrogação do horário de votação, das 17h até 19h.
“O que aconteceu hoje não foi algo normal, foi algo inclusive inaceitável, um ministro da Suprema Corte, pela primeira vez na história, ex-advogado do Lula, dá uma canetada a pedido de um ex-sócio dele e muda a regra do jogo no meio do jogo, às 17h01, o ministro Zanin, que não faz parte do TSE, atropelando a justiça especializada, toma uma decisão prorrogando por duas horas as eleições, isso nunca tinha acontecido na história do Brasil, houve uma quebra total de isonomia, entre os brasileiros de diversas cidades e diferentes estados", disse.
O candidato afirmou que pretende utilizar os meios jurídicos para contestar o resultado eleitoral, alegando que a mudança no horário de votação teria comprometido a igualdade de condições entre os eleitores de diferentes localidades.
"E o que eu tenho que falar aqui agora é que é impossível reconhecer o resultado das eleições no contexto como essas coisas aconteceram, nós vamos usar o nosso jurídico, vamos pedir a anulação dessas eleições. não vou aceitar que a regra do jogo tenha mudado em cima do jogo”, declarou.
A campanha do candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao tribunal que prorrogasse por duas horas o horário de votação, marcada para encerrar às 17h, em municípios de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul atingidos por fortes chuvas.
Após a fala de Flávio, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kássio Nunes Marques reconheceu o resultado das eleições e efetivou Lula como reeleito.
Extensão do horário de votação
O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Cristiano Zanin, determinou a extensão do horário de votação na Paraíba e em todos os estados do país, até às 19h.
"Considerando a gravidade dos fatos narrados, que chegaram ao conhecimento do Supremo Tribunal Federal em 16:32:49, da data de hoje, e diante da urgência evidente na medida, determino prorrogação por duas horas, até às 19h, horário de Brasília, do encerramento do recebimento dos votos em todas as seções de todo o Brasil, cabendo ao TSE dar cumprimento", diz trecho de decisão do ministro.
A decisão aconteceu após a coligação do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou uma petição com pedido de liminar de urgência, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando a prorrogação do horário de encerramento da votação até as 19h, em municípios atingidos por problemas no transporte público.
Como foi a campanha eleitoral
O primeiro turno, realizado em 4 de outubro, terminou com Flávio Bolsonaro na liderança, com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula, conforme os dados divulgados pelo TSE.
O resultado surpreendeu a campanha petista, que esperava terminar essa etapa à frente, e confirmou a disputa entre os dois candidatos para o segundo turno, marcado para 25 de outubro.
Flávio obteve vantagem em estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, enquanto Lula teve maior força em parte do Nordeste.
A votação também mostrou que a eleição estava bastante dividida e que os votos dos candidatos eliminados, assim como a participação dos eleitores que poderiam se abster, seriam importantes na etapa seguinte.
No segundo turno, as campanhas passaram a concentrar esforços na conquista dos eleitores indecisos e dos apoiadores dos candidatos derrotados. Flávio Bolsonaro intensificou carreatas, visitas a cidades estratégicas e a mobilização de lideranças políticas, enquanto Lula procurou ampliar o diálogo com o eleitorado de centro e reforçar sua atuação nas ruas.
A disputa também ficou mais intensa nas redes sociais: Flávio enfatizou o custo de vida, o endividamento das famílias e questionamentos sobre o governo petista; Lula, por sua vez, explorou a trajetória política do adversário e levantou preocupações sobre a manutenção de benefícios sociais e direitos trabalhistas.
Na reta final, os dois candidatos percorreram diferentes regiões do país e intensificaram a participação em debates e atos públicos. Lula esteve, entre outros locais, em Porto Alegre, São Luís, Juazeiro, Petrolina e Belo Horizonte; Flávio visitou estados como Pará, Amazonas, São Paulo e Ceará.

Comentários