SILVIO OSIAS
O mais velho dos Rolling Stones faz 90 anos
O baixista Bill Wyman é um dos fundadores da banda.
Publicado em 28/10/2026 às 6:43

Os cinco fundadores dos Rolling Stones e suas idades. Mick Jagger tem 83 anos. Keith Richards vai fazer 83 em dezembro. Charlie Watts morreu aos 80 em 2021. Brian Jones morreu aos 27 em 1969. Bill Wyman, o mais velho, fez 90 anos no sábado passado, 24 de outubro de 2026.
De passagem breve pela banda, Mick Taylor, substituto de Brian Jones, tem 77 anos. Taylor é o mais novo da turma. E Ronnie Wood, substituto de Mick Taylor, está com 79 anos.
Na fundação, havia um rolling stone a mais. Era o pianista Ian Stewart. Tocou na banda até morrer, em 1985, mas reza a lenda que era considerado feio para ser aceito como membro.
Dizem que George Harrison era o beatle quieto. Do mesmo modo, dizem que Bill Wyman era o rolling stone quieto. Nascido em Londres, foi batizado como William George Perks.
Antes de tocar baixo, Bill Wyman tocou piano. Sempre pareceu ser mais limitado do que Richards, Jones, Watts, Taylor e Wood, seus companheiros instrumentistas.
No palco, sempre do lado direito, era discretíssimo. Tocava com o braço do baixo inclinado para o alto e mal se mexia. Nem Watts, o baterista, era tão discreto quanto Wyman.
Mick Jagger e Keith Richards assinam quase a totalidade do repertório autoral dos Rolling Stones. Jagger canta a maioria das músicas, e Richards canta uma ou duas músicas por álbum.
Os Rolling Stones só gravaram duas músicas de autoria de Bill Wyman. In Another Land, em 1967, e Downtown Suzie, que Mick Jagger canta em Metamorphosis, um álbum de sobras.
Quem canta In Another Land é o próprio Wyman. Uma das faixas do disco psicodélico Their Satanic Majesties Request, é uma canção de sonoridade estranha, mas muito bonita.
Os Rolling Stones têm grandes riffs de guitarra. A maioria creditada a Keith Richards. Mas Wyman assegura que dividiu com Jones e Watts a autoria do riff de Jumpin' Jack Flash.
Bill Wyman fundou os Rolling Stones e permaneceu na banda até o início dos anos 1990. Saiu depois da grande turnê mundial que se seguiu ao lançamento do álbum Steel Wheels.
Wyman não foi substituído. Sem ele, a banda passou a ser um quarteto. Um músico de jazz, Darryl Jones, foi contratado para atuar nas gravações de estúdio e performances ao vivo.
No início dos anos 1970, Wyman toca nas sessões londrinas de Howlin' Wolf, lenda do blues, e, em Jamming with Edward, divide com Jagger, Watts e Ry Cooder rocks e blues feitos de improviso.
Com pouco espaço dentro dos Rolling Stones, Bill Wyman começou muito cedo a fazer discos solo. Monkey Grip, o primeiro, é de 1974. Já Stone Alone, o segundo, veio em 1976.
Longe dos Rolling Stones, Wyman foi se divertir liderando uma banda chamada Rhythm Kings. Num repertório de covers, ele mesmo cantava You Never Can Tell, clássico de Chuck Berry.
Quando os Rolling Stones gravaram o primeiro disco, em 1963, Jagger e Richards tinham 20 anos. Wyman tinha 27. É possível que, naquele tempo, ele já estivesse em outra vibe.

Comentários