icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Açude de Coremas está com apenas 2,6% da capacidade total

Informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba.

Publicado em 13/10/2016 às 19:58

O açude Coremas, no Sertão da Paraíba, está com apenas 2,6% da capacidade total de armazenamento. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB).

Por causa do baixo volume, o açude teve grande redução na perenização dos rios Piranhas, Piancó e outras cidades, que passaram a receber desde o dia 3 de outubro deste ano águas do açude Mãe D'água, que está com menos de 10% do volume total.

Mesmo com o uso das águas do açude Mãe D'água, ainda existe uma vazão de 0,5 m³/s, saindo do açude de Coremas. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), isso está acontecendo devido à impossibilidade de fechar completamente uma das válvulas de controle do reservatório, que está danificada. Ao todo, está sendo liberada uma de 3,1 m³/s para o rio Piancó.

A medida já era prevista e chegou a ser anunciada pela ANA durante uma reunião realizada na Paraíba, em 9 de junho deste ano, ocorrida em Campina Grande. A previsão apontada era entre outubro e novembro deste ano.

Segundo a agência, quando o açude de Coremas chegar a 14,9 milhões de metros cúbicos, o sistema de captação de água por meio de gravidade perde a eficácia e, por isso, a captação vai ser feita por bombas flutuantes para garantir o abastecimento apenas do município de Coremas.

De acordo com os dados da Aesa, o açude de Coremas tem capacidade para armazenar 591.646.222 metros cúbicos de água, mas está com apenas 15.636.454 metros cúbicos. Já o açude Mãe D'água, tem capacidade para 567.999.136 de metros cúbicos de água, mas está com apenas 56.456.494 metros cúbicos, o que representa 9,9%.

Um gráfico divulgado no site da Aesa, mostra que somente neste 13 dias de outubro, o nível de água baixou 2,49 milhões de metros cúbicos de água. No dia 1 de outubro ele estava com 19,123 milhões de metros cúbicos e nesta quinta-feira (13) está com 15,636 milhões.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp