PLENO PODER
Escândalo dos gafanhotos: mulher condenada por corrupção em Roraima é presa em Cabedelo
Prisão foi realizada pela Polícia Civil da Paraíba, a partir de uma ordem judicial do TRF1.
Publicado em 06/11/2026 às 11:59

Uma mulher, condenada por um esquema de corrupção em Roraima, foi presa na manhã desta sexta-feira (6), em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A prisão foi realizada pela Polícia Civil da Paraíba, por meio da Diretoria de Operações (DIOP) e da DEAM Sul.
A ordem judicial decorre de decisão da 4ª Vara Federal (TRF1), pelo processo que julgou o chamado “escândalo dos gafanhotos”, esquema que teria resultado no desvio de aproximadamente R$ 230 milhões dos cofres públicos de Roraima.
A prisão aconteceu no bairro de Intermares. De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi conduzida à unidade policial para a realização de procedimentos legais e será apresentada ao Poder Judiciário, onde passará por audiência de custódia e seguirá com os trâmites legais para o cumprimento da pena.
Escândalo dos gafanhotos
O 'Escândalo dos gafanhotos' foi desencadeado a partir da Operação Praga do Egito, em 2003, que tinha o objetivo de desarticular um esquema de desvios de recursos feito por parlamentares, ex-parlamentares, altos funcionários do Executivo Estadual e Tribunal de Contas de Roraima.
As investigações identificaram que os desvios aconteciam por meio da contratação de funcionários fantasmas. Nos termos usados pelas forças de seguranças, esses funcionários "comiam o dinheiro" da folha de pagamento do Estado. A partir disso, vem o nome do caso.
Ao todo, 56 pessoas foram investigadas e estima-se que o esquema desviou mais de R$ 230 milhões. Com isso, a cifra acaba representando o maior esquema de corrução da história de Roraima.
Texto: Gabriel Abdon

Comentários