VIDA URBANA
Governo e MP traçam estratégias para combater a violência em Mandacaru
Participaram da reunião o Promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco; representantes da Casa Civil e de secretarias estaduais.
Publicado em 26/08/2010 às 18:01
Da Redação
Com Secom-PB
Secretarias e órgãos governamentais reuniram-se com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, para traçar estratégias de enfrentamento à violência no bairro de Mandacaru. O Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB) ficou encarregado de realizar uma Audiência Pública, no início de setembro, para ouvir a população local e incluir suas sugestões no planejamento das atividades.
Apontado como o bairro mais violento da Capital, devido ao grande número de homicídios registrados no local, Mandacaru será alvo de um projeto piloto de combate à violência, envolvendo ações integradas de diversos órgãos, incluindo, principalmente, atividades educativas e preventivas.
“Como um dos principais combustíveis da violência tem sido o consumo e o tráfico de drogas, também estamos inseridos nessa missão pioneira. O planejamento será elaborado com a ajuda da população, que tão bem conhece os principais problemas enfrentados no local”, explica o gestor do PEPD/PB, Deusimar Guedes.
Segundo Deusimar, o primeiro passo está sendo a concepção de um raio x do bairro, com a colaboração da Prefeitura de João Pessoa, para saber quantas escolas, creches, postos de saúde, entre outros equipamentos, existem na área, a fim de relacionar os trabalhos já executados e fazer um balanço das principais necessidades estruturais.
Audiência Pública
Com o intuito de ouvir as propostas dos moradores de Mandacaru, o PEPD/PB realizará uma Audiência Pública no bairro, no início de setembro, em local e data a serem definidos. De acordo com Deusimar Guedes, o objetivo é que as sugestões da população já sejam apresentadas durante a próxima reunião, entre os organismos governamentais e Ministério Público, já agendada para o dia 08 de setembro.
O planejamento a ser elaborado será distribuído para o MP e para as Secretarias Governamentais, a fim de que as ações sejam implantadas pelos organismos competentes.
Participaram da reunião o Promotor Otávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco; representantes da Casa Civil, por meio do PEPD/PB, e das Secretarias Estaduais de Saúde, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública, incluindo as Polícias Civil e Militar.
Comentários