icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

FPF ajusta tabela para indicar clube da Série D

Com o adiamento de jogos do Campinense no Campeonato Paraibano, FPF fica sem tempo para indicar representantes para a Série D.

Publicado em 04/05/2013 às 6:00


A Federação Paraibana de Futebol (FPF) parece que não previu a boa campanha do Campinense na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. E com a necessidade de adiar jogos do clube paraibano na competição estadual para que estes não coincidissem com partidas das competições realizadas pela CBF, o Campeonato Paraibano ficou sem datas para ser encerrado a tempo de indicar seu representante para a Série D do Brasileirão, previsto para iniciar no dia 2 de junho.

Assim, a solução encontrada para corrigir o problema saiu ontem, antecipando uma série de jogos para que a competição termine no dia 30 de maio, uma quinta-feira, a três dias do início das séries C e D. Ainda assim, a tabela apresenta problemas: o Campinense, por exemplo, joga na sexta-feira, dia 17 de maio, dois dias depois de enfrentar o Flamengo no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.

A medida não atende o que é proposto pelo Artigo 25 do Regulamento Geral de Competições 2013 da CBF, que determina que “nenhum clube e nenhum atleta profissional poderão disputar partidas sem o intervalo mínimo de 66 horas”. Embora o inciso 3º do mesmo artigo fale que “casos excepcionais” de forma justificada poderão ferir esta regra.

Outros problemas são registrados na nova tabela da Federação, estes de ordem mais subjetivas. As semifinais e as finais do Campeonato Paraibano, por exemplo, não vão ter nenhum jogo no final de semana, que é quando normalmente os jogos mais importantes de uma competição acontecem.

Os primeiros jogos das semifinais serão na segunda-feira, dia 20 de maio; enquanto que os jogos de volta na quinta-feira, dia 23 de maio. As finais vão respeitar a mesma lógica. Primeiro jogo na segunda-feira, dia 27 de maio; e o segundo jogo, o decisivo, que vai definir o campeão paraibano, numa quinta-feira, 30 de maio.

ENTENDA O CASO
Na época das finais da Copa do Nordeste, três jogos do Campinense pela segunda fase do Paraibano foram adiados, mas estes já foram realizados. O problema é que durante a Copa do Brasil, mais dois jogos do Campinense e dois do Sousa foram novamente adiados.

Faltando duas rodadas para o fim da segunda fase, que aconteceriam em dois finais de semana consecutivos, Campinense e Sousa teriam que fazer ainda quatro jogos. Como o Campinense ainda enfrenta o Flamengo no dia 15 de maio, não existiria mais calendário para encerrar o Paraibano antes da estreia dos times locais no Campeonato Brasileiro.

Se os jogos acontecem a partir de então sempre nas quartas e domingos, como é o usual, a grande final do Paraibano aconteceria no dia 2 de junho, exatamente na data de estreia das séries C e D, quando Treze e o campeão paraibano (ou vice, em caso de título do Galo) jogarão.
(Do Globoesporte.com)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp