ECONOMIA
Vendas de supermercados na Grande João Pessoa recuam 1,97% em julho
Na Grande João Pessoa, o segmento teve queda de 1,97% nas vendas em julho comparado ao mesmo mês do ano passado.
Publicado em 01/09/2015 às 6:00
Os reflexos do comprometimento da renda do consumidor já são sentidos no faturamento dos supermercados paraibanos. Na Grande João Pessoa, o segmento teve queda de 1,97% nas vendas em julho comparado ao mesmo mês do ano passado, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep). No acumulado dos sete meses, a situação ficou estável com variação de 0,07% sobre igual período do ano anterior. Apenas no comparativo entre julho e junho houve alta de 8,17% nas vendas do setor.
O índice local ficou próximo ao nacional. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na comparação entre julho e junho deste ano houve alta real de 4,97% nas vendas e no acumulado dos sete meses foi registrada retração de 1,32%. Já no acumulado do ano o recuo foi de 0,20%.
Segundo o presidente da Associação dos Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo, a situação do setor no Estado foi de queda maior em julho, com recuo de 3% em relação ao mesmo mês do ano passado. Para ele, os reflexos da crise econômica no segmento estão apenas começando.
“Com a crise política e econômica as pessoas estão mais endividadas. Então, até novembro esperamos retração. Mesmo em dezembro havendo uma melhora, 2015 deve fechar com queda de 5%”, avaliou.
José Willame contou que um dos setores que está empregando menos e impactando mais o consumo dos estabelecimentos paraibanos é o da construção civil. Para o empresário, não há projeções muito otimistas este ano para o segmento, que também está evitando investimentos no Estado.
NA CONTRAMÃO
Já o gerente comercial do BeMais, Joseci Pereira de Andrade, destacou, porém, que o empreendimento está na contramão da média regional e no primeiro semestre deste ano o grupo registrou expansão entre 6% e 7%. A meta de fechamento do ano é de um crescimento de 10% no faturamento na rede.
Para atingir os dados positivos, Joseci Pereira revelou que a empresa está investindo na divulgação dos preços atrativos. “Nossos preços são acessíveis e este ano estamos com uma divulgação mais forte. Nossa campanha do Natal será agressiva, com grande premiação”, adiantou.
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