icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Planejamento e CBTU se reúnem para definir Metrô de João Pessoa

Segundo o secretário Osman Cartaxo, já houve uma reunião no Ministério das Cidades para tratar do tema.

Publicado em 23/02/2010 às 18:28

Da Secom-PB

Nesta terça-feira (23), o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Osman Cartaxo, e o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-PB), Lucélio Cartaxo, se reuniram para acertar mais alguns detalhes do projeto para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ou Metrô de Superfície, a ser instalado na região metropolitana de João Pessoa.

Segundo o secretário, já houve uma reunião no Ministério das Cidades para tratar do tema. “O Ministério ofertou o trecho da área de domínio e os equipamentos atuais da CBTU para que passassem para o Estado, e o Estado, conjuntamente com a CBTU, irá desenvolver os projetos necessários para a recuperação desse trecho e a expansão, através de novos ramais”, explicou Osman.

A ideia inicial é fazer a recuperação do trecho Cabedelo/Santa Rita com expansão para novos trechos em seguida. Esses novos trechos serão definidos através do levantamento dos bairros onde existem ass maiores concentrações de densidades demográficas na grande João Pessoa. Essas novas estações de passageiros também terão interligações com os corredores de ônibus. O levantamento deve estar concluído no início do segundo semestre.

“Metrô significa também cidadania. É um transporte de alta relevância social, principalmente para as classes menos favorecidas”, argumenta o secretário. O objetivo é ampliar a oferta de transporte de massa, principalmente nas regiões carentes das cidades de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, e melhorar a qualidade do transporte urbano.

A concepção e a engenharia financeira para a viabilização desse projeto serão feitos através de Parcerias Públicos Privadas, as chamadas (PPPs). “Além disso, nós temos as fontes de financiamento (bancos federais e União) e temos a determinação e priorização dada pelo governador Maranhão para a execução do projeto”, finalizou Osman Cartaxo.

Lucélio Cartaxo

O superintendente da CBTU-PB, Lucélio Cartaxo, acredita que com a entrada do governo do estado no projeto será possível modernizar o sistema hoje existente. “A CBTU já vem há quatro, cinco anos se preparando para isso, construindo novas estações. Os investimentos somados foram em torno de R$ 10 milhões”, frisa.

Atualmente, o trem que vai de Cabedelo à Santa Rita, percorre cerca de 30 quilômetros e atende 12 mil e quinhentos passageiros dia. “A idéia é que a gente possa diminuir o tempo de espera, gerando desenvolvimento na região com o aumento do número de viagens e de passageiros”, acredita Lucélio Cartaxo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp