icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Secretaria de Saúde confirma dois casos de gripe suína na Paraíba

Secretário José Maria de França confirma os dois primeiros casos de gripe suína na Paraíba e manda população ficar alerta. "O vírus chegou a Paraíba", sentenciou.

Publicado em 24/06/2009 às 11:27

Phelipe Caldas

O secretário de Saúde do Governo da Paraíba, José Maria de França, realizou uma entrevista coletiva de emergência nesta quarta-feira (24) para dar detalhes sobre a confirmação dos dois primeiros casos de influenza A (mais conhecida como gripe suína) na Paraíba. O secretário mostrou preocupação, ponderou que a doença tem cura, mas alertou: “O vírus (H1N1) chegou a Paraíba e está circulando entre nós. Precisamos ficar alertas”.

Trata-se de dois homens que na semana passada retornaram da Argentina e que na chegada apresentaram problemas respiratórios. Os nomes dos pacientes não foram informados, mas sabe-se que eles estão sendo mantidos em isolamento domiciliar.

O setor de saúde do Governo da Paraíba está monitorando os dois pacientes e suas respectivas famílias também estão sendo mantidas em isolamento, para tentar evitar que o vírus se dissemine no Estado. A esposa de um deles, inclusive, vem apresentando febre alta e coriza, mas até agora não se pode dizer se ela está apenas com uma gripe normal ou se é o terceiro caso de gripe suína da Paraíba.

Entre as precauções que a população paraibana deve tomar, José Maria diz que é importante evitar viagens para as áreas de risco (como Estados Unidos, México e Argentina), e diante de qualquer suspeita procurar imediatamente o hospital. No caso específico da Grande João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley é o único de referência para o tratamento deste tipo de problema.

O Governo tinha notificado o Ministério da Saúde sobre os dois novos casos suspeitos da doença no dia 22 deste mês e a confirmação oficial de que eles eram positivos só aconteceu na manhã desta quarta, após exames que foram realizados no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará. Ao todo a Paraíba teve sete casos suspeitos da doença, mas estes são os dois primeiros a serem confirmados.

O primeiro caso é de um técnico em telecomunicação, de 27 anos, morador de Cabedelo, que chegou da Argentina no dia 18 e foi atendido no dia seguinte no Hospital Universitário Lauro Wanderley, apresentando tosse, calafrios, febre, dor na garganta e na cabeça.

O segundo paciente é um administrador de empresas de 32 anos, que mora em João Pessoa. Ele chegou da Argentina no dia 17, começou a sentir os sintomas no dia seguinte e foi atendido no HU no dia 20, com sintomas semelhantes aos do primeiro.

Na sexta-feira (26), em horário ainda não definido, os secretários de Saúde e suas respectivas equipes técnicas dos municípios que integram a região metropolitana de João Pessoa (composta pela Capital e por Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra) se reúnem para estudar o aumento de leitos para atender a doença.

Atualmente João Pessoa só possui três leitos no HU e a preocupação é pelo risco de que mais casos sejam confirmados no futuro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp