VIDA URBANA
Ibrava suspende instalação de fábrica de ônibus em Campina
Empresa alegou retração no mercado para suspender implantação.
Publicado em 12/07/2016 às 18:56
A instalação da montadora de ônibus da Indústria Brasileira de Veículos Automotores (Ibrava), em Campina Grande, que iria produzir três mil veículos por ano, foi suspensa. A revelação foi feita nesta terça-feira (12) pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite. A fábrica ocuparia um terreno de 25 hectares, no Complexo Industrial e Empresarial Aluísio Campos, no Ligeiro.
Segundo o secretário, a direção da Ibrava alegou a crise econômica para suspender os investimentos na ordem de R$ 20 milhões. “O mercado retraiu demais. Para ter uma ideia, ela (empresa) passou um relatório para nós que no ano de 2014 o Brasil consumiu 15 mil ônibus e em 2015 dois mil e quinhentos ônibus. Com o mercado nesse nível não tem cliente para vender”, explicou.
A Ibrava, conforme Luiz Alberto, está esperando a reação da economia para “ressuscitar” o projeto, embora a PMCG tenha um prazo para instalação da montadora. “Nós estamos usando o nosso direito de notificá-los porque eles têm um prazo de implantação”, afirmou o secretário, revelando que uma nova empresa de grande porte pode ser instalada no Aluízio Campos.
O secretário acrescentou que a conclusão do projeto do Aluízio Campos é para 20 anos. Segundo Luiz Alberto, a empresa que deverá se instalar primeiro é a J.Anselmo, que fabrica perfis de alumínio, chapas de poliestireno e hastes para telhas.
Comentários