CULTURA
Ronaldo Monte para crianças
Escritor autografa seu livro 'A Menina de Noite' no Epsi - Espaço Psicanalítico, no bairro do Miramar, em João Pessoa.
Publicado em 14/09/2012 às 6:00
"A Bienal é uma loucura!", foi o comentário feito por Ronaldo Monte sobre a experiência de lançar A Menina de Noite (Paulus, 32 páginas, R$ 18,00) na 22ª Bienal do Livro de São Paulo, mês passado.
O escritor, que participa de tarde de autógrafos do infantil hoje, às 17h30, no Epsi - Espaço Psicanalítico (Miramar), em João Pessoa, justifica a exclamação: "A figura do autor se dilui em um espaço como o do Pavilhão da Bienal, em meio a mais de quarenta escolas descendo dos ônibus".
É nas escolas, porém, que estão os novos leitores de Ronaldo Monte: ilustrado por Veruschka Guerra, A Menina de Noite narra, a partir da arte do verso e da ilustração, as viagens oníricas de uma garotinha que cochila ao colo da mãe.
Monte, que é psicanalista e em 2006 lançou o seu primeiro romance, Memória do Fogo, pela Objetiva, explica que os poemas também brotaram de uma experiência de infância: "Eu sou poeta de nascença. Comecei poeta e fui aprimorando a questão da poesia ao longo do tempo", diz ele, que estreou na literatura com Pelo Canto dos Olhos, de 1983.
O autor tem ainda dois outros livros de poemas inéditos: A Paixão Insone, um dos vencedores do Prêmio Cruz e Souza 2008-2009 e Cila, volume ilustrado por Flávio Tavares que Ronaldo Monte estuda inscrever no Fundo Municipal de Cultura (FMC).
Veruschka Guerra é artista plástica e, entre outros trabalhos, já ilustrou o livro O Problema do Pato, de Maria Valéria Rezende, e o CD Doce Natureza e Dedicado às Flores, de Nando Cordel.
Comentários