icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Advogado de Shaolin diz que acusado se contradiz

Caminhoneiro acusado de causar acidente que vitimou o humorista depôs na última audiência do caso.

Publicado em 31/07/2012 às 13:28

O motorista acusado de provocar o acidente que vitimou Francisco Jozenilton Veloso, o humorista Shaolin, prestou depoimento na manhã desta terça-feira (31), durante a última audiência do processo de julgamento do caso. Apenas o acusado, o caminhoneiro Jobson Clemente Benício, depôs na ocasião. O depoimento durou cerca de 1h30 e aconteceu na 3ª Vara da Comarca de Sapé, na Zona da Mata paraibana.

De acordo com o advogado de defesa da família de Shaolin, o depoimento do acusado foi confuso, marcado por contradições. "Ele disse que o acidente aconteceu em uma curva, quando o laudo da PRF mostra que o acidente aconteceu em uma reta", argumentou Rodrigo Celino.

O caminhoneiro, que tem 27 anos de idade, e o advogado dele saíram da audiência sem falar com a imprensa. Durante o depoimento, a imprensa não teve acesso à sala do fórum onde o motorista foi interrogado. Apesar de o acidente ter acontecido em Campina Grande, o depoimento aconteceu em Sapé porque o acusado reside na cidade. A primeira audiência ocorreu no dia 13 de março, mas o motorista não tinha sido ouvido.

A juíza Israela Claudia Pontes Azevedo disse que realizou a audiência através de carta precatória, quando uma parte do processo acontece fora da comarca de origem. Ela disse que vai encaminhar o que foi colhido no depoimento do acusado para o juiz Vandemberg de Freitas, da 4ª Vara Criminal de Campina Grande, que é o titular do caso.

A juíza disse que agora vai dar seguimento ao processo para saber se o juiz de Campina Grande solicitará que mais pessoas sejam ouvidas. Porém, segundo Vandemberg de Freitas, esta é a última audiência do caso. Ele explicou que a sentença pode sair em até no máximo dois meses, pois depois desta etapa há apenas espaço para as alegações finais dos advogados de acusação e de defesa. Ele disse ainda que novas diligências e perícias podem ser solicitadas se a Justiça julgar necessário, mas acredita que não será preciso, o que torna mais rápida a decisão.

Manoel de Pontes Benício, tio do caminhoneiro, disse que está confiante no julgamento e que a família torce pela recuperação do humorista. “Tem que rezar para Shaolin ficar bom. Deus vai abençoar e ele vai ficar bom. Sobre o julgamento, o juiz é quem vai ver quem tava errado. Não estão lembrando que o carro de Shaolin estava com excesso de velocidade”, argumentou.

O laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que o caminhão do homem acusado pelo MP teria invadido a pista contrária e batido no carro do humorista. O motorista deste caminhão, o jovem Jobson Clemente Benício, foi denunciado pelo Ministério Público por lesão corporal provocada por veículo automotor e omissão de socorro. Se condenado, a pena máxima para o motorista pode chegar a até quatro anos de prisão.

Acidente

O grave acidente aconteceu no dia 18 de janeiro de 2011 na BR-230, próximo a Campina Grande. Ele seguia do distrito São José da Mata, com destino à cidade, quando um caminhão que seguia na faixa oposta teria invadido a contramão e colidido com o seu veículo. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses.

Tratamento

Depois da alta, o humorista recebe tratamentos de fisioterapia, fonoaudiologia e neuropsicologia na própria casa, em Campina Grande. Segundo a família, ele apresenta certo nível de consciência e está progredindo. Shaolin permanece em coma vigil, um tipo de coma em que ele esboça reações involuntárias, segundo os especialistas. Shaolin completou 41 anos em maio deste ano. A família informou que ele está apresentando melhoras com o tratamento e que no início deste mês de julho passou a dar risadas assistindo a filmes de comédia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp