icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Obras no Hotel Globo de JP estão paralisadas

Revitalização do espaço não anda e projeto para continuar reparos aguarda aprovação.

Publicado em 21/02/2015 às 6:00

Portões violados e folhas acumuladas nos pátios. É assim que se encontra a fachada do Hotel Globo, patrimônio histórico do município de João Pessoa localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, no bairro Varadouro. Dentro do prédio, é possível ver lixo acumulado por falta de limpeza, espelhos, janelas e portas quebradas, caixas contendo preservativos masculinos para distribuição jogados no chão. Além disso, há fezes humanas espalhadas em um dos recintos. O prédio atualmente encontra-se interditado.

De acordo com o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB-PB), Fabiano Melo, a situação de abandono do prédio representa descaso da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). “Quando houve desabamento no ano passado, emitimos uma nota solicitando aos órgãos que executassem as reformas. E esperava-se que a reforma fosse feita pela PMJP, já que a região é plano de reforma do Porto do Capim, incluído no PAC – Cidades Históricas”, contou.

Segundo Fabiano Melo, o local continua interditado porque as obras não foram finalizadas com a construção do peitoril. “Por falta de planejamento e vontade política, uma obra estratégica está parada. Desde janeiro do ano passado nos colocamos à disposição para colaborar, mas os governos não fazem nada. O prédio não está desmoronando, as medidas emergenciais foram feitas”, salientou.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento (Seplan) de João Pessoa, o projeto que serve para as reformas do Hotel Globo ainda está em fase de desenvolvimento e está sob responsabilidade apenas da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A assessoria ainda garantiu que, assim que for finalizado, a Seplan apresentará o projeto para contemplação do prefeito Luciano Cartaxo.

Procurada pela reportagem, o secretário municipal de Infraestrutura, Cássio Augusto Cananéa, explicou que existe um projeto de revitalização do Hotel Globo, mas ele ainda está sendo desenvolvido pela Seplan. Após a aprovação e aberto o processo de licitação, o projeto será encaminhado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

“Não só o Hotel Globo, mas também outros prédios históricos fazem parte de um projeto de revitalização feito pela Seplan. Após a aprovação, o projeto será encaminhado para a Seinfra, que irá realizar o gerenciamento e fiscalização".

Já o titular da Coordenadoria de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Fernando Milanez Neto, garantiu que o projeto de revitalização do Hotel Globo já foi aprovado e encaminhado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que irá fazer a análise e liberar a obra. “Já temos uma verba liberada de R$ 785 mil para o projeto de revitalização do Hotel Globo. A obra, que terá duração de seis a nove meses, será executada e coordenada pela Seinfra”, esclareceu. (Colaborou Secy Braz)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp