icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba intensifica campanha de hanseníase e verminoses

Campanha começou no dia 26 de maio e tem o objetivo de reduzir a carga parasitária de vermes em estudantes.

Publicado em 04/08/2014 às 17:01

Escolas de ensino fundamental de 50 municípios paraibanos são o alvo da 2ª Campanha Nacional de Hanseníase, Geo-Helmintíases (verminoses) e Tracoma (inflamação dos olhos), iniciada nesta segunda-feira (4). A ação que se estende até a sexta-feira (8), vai atingir cerca de 136 mil alunos.

A Campanha começou no dia 26 de maio e tem o objetivo de reduzir a carga parasitária de vermes em estudantes; identificar casos suspeitos de hanseníase; diagnosticar e tratar casos de tracoma nos escolares de 5 a 14 anos de idade. “Tivemos que intensificar a campanha porque na primeira semana algumas escolas estavam de recesso e ainda teve a Copa do Mundo”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes.

Segundo ela, a meta é tratar 80% dos alunos de 5 a 14 anos, matriculados na rede pública, com Albendazol para as geo-helmintíase/verminoses e estimular o diagnóstico precoce da hanseníase, através da investigação de 70% dos escolares que apresentem sinais e sintomas da doença, quando do preenchimento da ficha de autoimagem, que deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis.

A campanha pretende identificar casos suspeitos de hanseníase, através do “método do espelho”; referenciar os casos identificados para a rede básica de saúde, para confirmação diagnóstica e tratamento; reduzir a carga parasitária de geo-helmintos em escolares mediante tratamento químio-profilático; identificar casos de tracoma mediante busca ativa e tratar os casos positivos e seus contatos domiciliares.

As Secretarias Municipais de Saúde estão inserindo os dados no sistema de informação criado para monitorar essa campanha (FORMSUS) e a SES está assessorando os municípios, tanto na realização da campanha como no monitoramento e avaliação dos resultados obtidos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp