VIDA URBANA
1º Grupamento festeja 59 anos
Criado em 27 de abril de 1855, 1º Grupamento de Engenharia comemora 59 anos de fundação na Paraíba.
Publicado em 29/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:20
O 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, comemorou ontem 59 anos de fundação e, em alusão à data, foi realizada uma solenidade militar. Durante a ocasião, houve a formatura de 150 militares além da entrega do diploma “Amigo do Grupamento” para ex-militares e cidadãos da capital que, de alguma forma, colaboraram com as ações do Grupamento durante o ano. O comandante do 1º Grupamento aproveitou a ocasião para relembrar os trabalhos desenvolvidos pelo Exército na Paraíba.
Para o general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante do 1º Grupamento de Engenharia da Paraíba, o momento pontuou as ações realizadas pelo regimento que, segundo ele, é o mais importante do país.
“Nós completamos 59 anos de trabalho por todo o Nordeste e pela Paraíba, em particular, em obras de combate à seca. Trabalhamos também na duplicação da BR-101 e estamos voltando principalmente para a perfuração de poços na área do Sertão, onde a seca tem castigado bastante o povo paraibano”, disse.
“Nossa finalidade principal são as obras de combate à seca, então continuaremos batalhando em prol da vida daqueles que dependem de água, principalmente aqueles que mais sofrem aqui no Estado da Paraíba”, completou.
Além de lembrar a importância da data, o general comentou sobre a participação dos homens que serão enviados para reforçar a segurança dos grandes centros que receberão os jogos da Copa do Mundo.
“Nós teremos 1.500 homens que estão preparados em condições de reforçar qualquer contingente caso haja necessidade de manter a segurança dos jogos da Copa. Eles estarão equipados com o que há de mais moderno, que foi empregado no Haiti e que deu certo, principalmente para situações de controle de turba (multidões)”, acrescentou.
Sete pessoas, entre autoridades, ex-militares e representantes da sociedade civil foram homenageados durante a solenidade, dentre eles, o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, coronel Jefferson Pereira. Ele enfatizou a importância do grupamento para todos os paraibanos.
“Eu fico muito feliz por receber esse diploma, principalmente hoje, no dia do patrono da Engenharia, o general Lyra Tavares, coroando as ações que a Polícia Militar tem feito ao lado do grupamento em todas as suas obras e atividades”, afirmou.
Outro homenageado com o diploma “Amigo do Grupamento” foi o vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, o desembargador Romero Marcelo da Fonseca. “Desses 59 anos, dez eu vivenciei essa unidade militar que muito tem contribuído e ainda irá contribuir para o engrandecimento do nosso país, por isso essa é uma data que me emociona muito”, afirmou o desembargador.
HISTÓRIA
O 1º Grupamento de Engenharia foi criado em 27 de abril de 1855. Sua sede inicial foi em Campina Grande e ele recebeu a mesma designação que possui hoje. O grupamento surgiu da necessidade de assegurar a conjugação dos esforços de três unidades militares de engenharia pioneiras: o 1º Batalhão Rodoviário e os 3º e 4º Batalhões Ferroviários.
Atualmente, o Primeiro Grupamento de Engenharia faz arte do Grupamento General Lyra Tavares, que coordena hoje a execução de obras em diversas áreas da região Nordeste, tendo como destaque as obras de readequação da capacidade rodoviária da BR-101/NE e os trabalhos atinentes ao Projeto de Integração do São Francisco.
Comentários