COTIDIANO
Quadrilha interestadual especializada em crimes contra o patrimônio é presa
Segundo a polícia, grupo atuava principalmente na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Publicado em 09/10/2014 às 14:54
Uma ação integrada entre a Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de João Pessoa e o Grupo Tático Especial (GTE) da Delegacia Seccional do Litoral Sul, prendeu em flagrante, na noite da quarta-feira (8), sete pessoas, sendo uma mulher, acusadas de integrar uma organização criminosa interestadual. A quadrilha, especializada em 'saidinha de banco' e outros crimes contra o patrimônio, atuava principalmente na Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dois dos integrantes são de Pernambuco e fazem parte de uma facção criminosa que atua no país inteiro. Os detalhes foram repassados na manhã desta quinta-feira (9) durante coletiva de imprensa.
As investigações foram iniciadas há cerca de dois meses, focada em Ivanei de Souza Ferreira, conhecido por 'Gago' ou 'Seu João', principal suspeito e chefe da organização criminosa. Segundo a polícia, a partir da identificação de Ivanei, que possui diversos antecedentes criminais, os investigadores começaram a montar uma rede de relacionamento criminoso, onde ele foi apontado como líder da quadrilha e responsável por arregimentar outros indivíduos para a execução dos roubos.
O cerco investigativo foi intensificado com o anúncio do fim da greve dos bancários, tendo em vista que muitos empresários estavam com altas quantias de dinheiro, arrecadado durante a paralisação dos bancos. De acordo com o delegado Aldrovilli Grisi, com a vigilância sobre Ivanei de Souza, a polícia identificou que ele havia recrutado dois indivíduos de Pernambuco, Josimar João de Oliveira e Jailson Francisco Lima (Caroço), ambos de alta periculosidade e integrantes da facção, para a execução de um crime patrimonial contra um empresário de João Pessoa.
“Esse empresário estava com um valor elevado de dinheiro e iria realizar o depósito em uma instituição bancária. Nós identificamos que o Ivanei estava fazendo um levantamento de informações sobre essa vítima. E com ele, estavam o Daniel Pedro Magalhães, Flávio Araújo Santana (Oião) e Fábio Alberto Batista de Lima (Gaguinho), que ficou responsável por colidir um veículo roubado com o veículo da vítima para que, então, Josimar e Jailson abordassem a vítima e levassem a quantia de R$ 38 mil em espécie”, detalhou.
Entretanto, nesse momento a ação não obteve sucesso. Conforme a polícia, a vítima trocou de veículo e seguiu para o banco. “Mas outro grupo da quadrilha, que ainda está sendo investigado pela polícia, deu procedimento a execução do crime e mais à frente, nas proximidades do início da avenida Epitácio Pessoa, por volta das 11h30 da última quarta-feira, eles conseguiram realizar o roubo e fugiram. O primeiro grupo, retornou ao 'QG' (Quartel General) deles, que fica em um restaurante no estacionamento de uma indústria de cimento na capital, onde os agentes da Delegacia de Roubos e Furtos conseguiram prender todos os sete indivíduos em flagrante”, acrescentou Grisi.
Na ação foram apreendidos o veículo utilizado para a prática do roubo, diversos aparelhos celulares, documentos falsificados, e duas armas, sendo uma pistola e um revólver calibre 38, além de munições.
A quadrilha responderá pelos crimes de organização criminosa, roubo qualificado, falsidade ideológica e receptação de produtos roubados. A Polícia informou que continua em diligências para prender a segunda parte da quadrilha e recuperar o dinheiro roubado.
Comentários