VIDA URBANA
Biotipo favorece acidentes
Características físicas próprias da fase da criança pequena podem favorecer as quedas, que podem causar sérias lesões,
Publicado em 16/10/2012 às 6:00
Algumas características físicas próprias da fase da criança pequena podem favorecer as quedas, como a falta de coordenação, habilidade motora em desenvolvimento, e o tamanho e peso da cabeça em relação ao seu corpo, que acabam facilitando o desequilíbrio. Quedas podem causar sérias lesões, como traumatismos cranianos, e no caso de janelas e lajes resultam na morte da criança na maioria das vezes.
O ambiente da brincadeira, a própria casa, a escola, muitas vezes, “abrigam” estas armadilhas. Exemplo disso são os parquinhos onde há grande ocorrência de quedas. Em 2010, 529 crianças foram hospitalizadas vítimas de quedas em parquinhos no país. A brincadeira com pipa e bola nestes locais resulta em quedas sérias, fato conhecido pelos médicos como síndrome da laje.
A Criança Segura enviou ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) um ofício assinado por outras 17 instituições solicitando a obrigatoriedade da certificação dos parquinhos a fim de reduzir os riscos e as lesões com as crianças. Atualmente, tem-se observado pelas notícias um número elevado de mortes também devido à falta de segurança, manutenção e condições precárias destes espaços. Segundo o Inmetro, o comitê que avalia o ofício se reunirá em novembro para avaliar a solicitação.
Comentários