COTIDIANO
Mais de 60 pessoas são presas em quatro dias no Estado
Com a proximidade dos festejos carnavalescos, as polícias Civil e Militar da Paraíba intensificaram as ações
Publicado em 14/02/2015 às 10:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 11:35
Com a proximidade dos festejos carnavalescos, as polícias Civil e Militar da Paraíba intensificaram as ações em todo o Estado, por recomendação da Secretaria de Segurança e Defesa Social.
Entre a última terça-feira e a manhã de ontem foram deflagradas seis operações em quatro regiões, que resultaram na prisão de 66 pessoas acusadas de tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos. Ainda nestas operações, foram apreendidas 71 armas de fogo de diversos tipos e calibre, munições, mais de 15 quilos de drogas e 200 quilos de chumbo e pólvora.
Na manhã de ontem, 135 homens das polícias Civil e Militar deflagraram a Operação Irene, que fechou 12 pontos de venda de drogas, na cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano.
Durante a ação, 12 pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos. Um dos presos é apontado como o chefe da rede de tráfico de drogas na cidade. Ainda foram apreendidos mais de 10 quilos de maconha, uma balança de precisão, duas armas de fogo, R$ 4 mil, várias caixas de munições e ainda papéis com anotações referentes à venda de entorpecentes.
Os pontos de vendas desarticulados ficavam localizados em residências dos bairros Centro, Vila Nova, São Francisco e Esperança. Além do policiamento terrestre, a operação contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), com um helicóptero. A operação foi batizada de “Irene” pois este é o nome de uma deusa da paz na mitologia grega.
O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) de Cajazeiras, coronel Cunha Rolim, destacou que alguns dos acusados já são conhecidos. “Por realizar sempre um trabalho ostensivo, a Polícia Militar acaba flagrando pessoas com drogas e armas durante as abordagens. Alguns deles já tinham sido presos outras vezes e isso ajudou no trabalho de identificação dos alvos dos mandados”, disse.
Ainda no dia de ontem, outra operação foi deflagrada no Brejo paraibano. Em três horas de ação foram presas oito pessoas acusadas de tráfico de drogas nas cidades de Solânea e Bananeiras. Cerca de 150 policiais participaram da ação e tiveram a ajuda de dois cães farejadores, sendo um para encontrar drogas e o outro, armas. Segundo a polícia, a ação visou reprimir o tráfico ilícito de drogas, prender pessoas acusadas de tráfico e reprimir um bando que financiava homicídios e explosão a instituições bancárias. A operação foi chamada de Dionísio, pois segundo a mitologia grega, este era o nome do deus do Carnaval.
De acordo com o delegado da 8ª seccional da Polícia Civil, Walber Virgolino, ações como esta ajudam a reprimir o tráfico de drogas. “Temos que afugentar o crime organizado, combatendo-o com energia e repressão qualificada. Nossa intenção é revirar essa parte do Brejo reprimindo de forma qualificada a ocorrência de qualquer tipo de crime. Nossos agentes estão investigado toda a área e nossa intenção é realizar uma operação de grande porte a cada 40 dias”, destacou.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves, as operações foram deflagradas estrategicamente esta semana, tendo em vista a proximidade dos festejos de Carnaval e o fato de os traficantes aproveitarem esta época para aumentar a produção do tráfico.
“Estamos desenvolvendo ações de combate ao crime em todo o Estado, e estas operações são a prova disso. Nossas forças de segurança continuarão a investigar e lutar a cada dia contra o crime. Outras operações já estão sendo programadas”, disse.
OPERAÇÕES DA SEMANA
TERÇA-FEIRA
Operação Área Segura, realizada nos bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo, Costa e Silva e Bairro das Indústrias, em João Pessoa.
Operação Elos, realizada nas cidades de Itabaiana e São José dos Ramos, no Agreste paraibano.
QUARTA-FEIRA
Operação Ciclone, que aconteceu nas cidades Princesa Isabel, Água Branca, Tavares e Imaculada, no Sertão paraibano.
QUINTA-FEIRA
Operação Corpo Humano, que aconteceu na cidade de Patos, no Sertão do Estado.
SEXTA- FEIRA
Operação Irene, realizada em Cajazeiras, Sertão do Estado.
Operação Dionísio, realizada nas cidades de Solânea e Bananeiras, no Brejo paraibano.
Comentários