icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Capital terá mais árvores

Plano de arborização da Semam prevê o plantio de 5.700 mudas de árvores, para recuperar áreas degradadas em João Pessoa.

Publicado em 03/04/2013 às 6:00


Em todos os 64 bairros de João Pessoa é possível encontrar a presença de árvores, no entanto, em alguns deles há pouca cobertura vegetal, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em João Pessoa existem 213.256 mil Domicílios Particulares Permanentes (DPP), sendo que 204.309 deles são de ordenamento regular (dividido em quadras). Destes, 160.110 mil possuem arborização no entorno e 43.623 mil não conta com árvores entre suas características.

Com o objetivo de recuperar áreas degradadas de João Pessoa, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) executará o plano de arborização, que, para este ano, prevê o plantio de 5.700 mudas de árvores. A ação, que está em fase final de planejamento, faz parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Segundo a assessoria de comunicação da Semam, 500 mudas estão destinadas à plantação em calçadas, 400 serão distribuídas para a Secretaria de Educação e 300 para as praças da cidade. As demais mudas serão colocadas em todos os bairros da cidade, com foco nas áreas degradadas e de pouca cobertura vegetal, como os bairros Valentina Figueiredo, Paratibe, Bessa, Bairro das Indústrias e Jardim Veneza.

Ainda conforme a assessoria, entre as áreas degradadas que são prioridade estão os remanescentes verdes, como os parques Augusto dos Anjos, em Gramame e Cuiá, no bairro de mesmo nome, além da mata ciliar do Rio Jaguaribe. O trabalho da arborização urbana inclui ainda o plantio nas Unidades de Saúde da Família (USF), nos canteiros de avenidas como Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior, e ainda nas calçadas residenciais, cuja demanda foi solicitada pelos moradores.

Para a aposentada Maria José Moreira, que reside no Cuiá, a plantação de mudas proporciona melhoria de vida para os moradores. “Além de deixar as praças e as ruas mais bonitas, as árvores ainda servem de sombra e de brincadeira para as crianças”, disse.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, a revitalização de espaços públicos para a população visa promover o uso consciente e sustentável. “Estamos trabalhando para recuperar áreas verdes degradadas, limpando, instalando cercas de proteção, promovendo o replantio, sempre com o objetivo de levar à população o uso sustentável dessas áreas. É preciso ocupar e estimular a consciência da preservação”, ressaltou.

Segundo ele, 15 profissionais da Semam, entre engenheiros florestais, técnicos agrícolas e jardineiros estão empenhados na ação, que terá as mudas de algodão e aroeira da praia, jacarandá, ipê de jardim, leiteira, como algumas das espécies a serem plantadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp