VIDA URBANA
Reforma do Hotel Globo entra em fase de conclusão e deve ficar pronta em abril
Prédio está interditado desde 2013, após parte do terraço e área externa cederem. Previsão é que as obras terminem até abril.
Publicado em 23/02/2016 às 7:34
As obras de restauração do Hotel Globo, localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa, serão concluídas até abril. É o que garante o coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Milanez Neto, após seis meses do início da obra. A reforma foi contemplada no PAC Cidades Históricas, com recursos na ordem de R$ 770 mil. Além da revitalização do prédio, a prefeitura está realizando uma obra de contenção na barreira onde o hotel está localizado.
O Hotel Globo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) e um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital. O local oferece uma vista privilegiada do pôr do sol e do Rio Sanhauá. O prédio está interditado desde setembro de 2013, quando o muro de arrimo e parte do terraço da área externa do prédio cederam com as chuvas que atingiram o Litoral do Estado na época. A área que desmoronou já estava interditada há quase quatro anos porque oferecia risco aos visitantes.
Em maio do ano passado, uma decisão judicial determinou que a Prefeitura de João Pessoa e o Iphaep realizassem imediatamente as obras de recuperação e preservação do Hotel Globo. A decisão atendeu ao pedido de uma ação civil pública movida pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da capital. O prazo estabelecido para a execução das obras foi de um ano.
De acordo com o Milanez Neto, a prefeitura vai entregar a obra dentro do prazo. “O Iphan verificou a necessidade de reforço na contenção da barreira e tivemos que fazer um novo projeto, mas vamos conseguir terminar em abril, estamos trabalhando para entregar no início do mês”, informou. A arquiteta da prefeitura e responsável pela fiscalização da obra, Elyvânia Chaves, entretanto, ponderou: “A previsão é para abril, mas não podemos garantir com precisão em função das condições climáticas. A execução desse trabalho é lenta porque é manual e a chuva sem dúvida atrapalha. Se ocorrer um período chuvoso longo, o cronograma pode ficar comprometido”, justificou.
Atualmente, o foco da obra está no projeto de contenção do muro de arrimo. Segundo Milanez, a parte interna do hotel está praticamente concluída. “A pintura e os últimos detalhes da área externa ficarão por último, para não corrermos o risco de ver o prédio pichado antes mesmo da inauguração”, disse. Além da pintura e da restauração de esquadrias e esculturas, as partes elétrica e hidráulica do prédio também estão sendo reestruturadas.
Durante o período em que ficou fechado, o hotel se tornou alvo da ação de vândalos. Segundo Elyvânia, toda a fiação elétrica do prédio foi comprometida. A reforma foi iniciada em agosto de 2015
Comentários