icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Reforma do Hotel Globo entra em fase de conclusão e deve ficar pronta em abril

Prédio está interditado desde 2013, após parte do terraço e área externa cederem. Previsão é que as obras terminem até abril.

Publicado em 23/02/2016 às 7:34

As obras de restauração do Hotel Globo, localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa, serão concluídas até abril. É o que garante o coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Milanez Neto, após seis meses do início da obra. A reforma foi contemplada no PAC Cidades Históricas, com recursos na ordem de R$ 770 mil. Além da revitalização do prédio, a prefeitura está realizando uma obra de contenção na barreira onde o hotel está localizado.

O Hotel Globo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) e um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital. O local oferece uma vista privilegiada do pôr do sol e do Rio Sanhauá. O prédio está interditado desde setembro de 2013, quando o muro de arrimo e parte do terraço da área externa do prédio cederam com as chuvas que atingiram o Litoral do Estado na época. A área que desmoronou já estava interditada há quase quatro anos porque oferecia risco aos visitantes.

Em maio do ano passado, uma decisão judicial determinou que a Prefeitura de João Pessoa e o Iphaep realizassem imediatamente as obras de recuperação e preservação do Hotel Globo. A decisão atendeu ao pedido de uma ação civil pública movida pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social da capital. O prazo estabelecido para a execução das obras foi de um ano.

De acordo com o Milanez Neto, a prefeitura vai entregar a obra dentro do prazo. “O Iphan verificou a necessidade de reforço na contenção da barreira e tivemos que fazer um novo projeto, mas vamos conseguir terminar em abril, estamos trabalhando para entregar no início do mês”, informou. A arquiteta da prefeitura e responsável pela fiscalização da obra, Elyvânia Chaves, entretanto, ponderou: “A previsão é para abril, mas não podemos garantir com precisão em função das condições climáticas. A execução desse trabalho é lenta porque é manual e a chuva sem dúvida atrapalha. Se ocorrer um período chuvoso longo, o cronograma pode ficar comprometido”, justificou.



Atualmente, o foco da obra está no projeto de contenção do muro de arrimo. Segundo Milanez, a parte interna do hotel está praticamente concluída. “A pintura e os últimos detalhes da área externa ficarão por último, para não corrermos o risco de ver o prédio pichado antes mesmo da inauguração”, disse. Além da pintura e da restauração de esquadrias e esculturas, as partes elétrica e hidráulica do prédio também estão sendo reestruturadas.

Durante o período em que ficou fechado, o hotel se tornou alvo da ação de vândalos. Segundo Elyvânia, toda a fiação elétrica do prédio foi comprometida. A reforma foi iniciada em agosto de 2015

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp