icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Categorias realizam manifestação para marcar Dia do Trabalho

Mobilização, organizada por várias centrais sindicais que atuam na Paraíba, será realizada em João Pessoa e Campina Grande. 

Publicado em 30/04/2015 às 6:00 | Atualizado em 14/02/2024 às 12:23

Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), servidores da Prefeitura de Campina Grande e outras três categorias vão paralisar hoje as atividades no Estado para realizar um ato público em alusão ao Dia do Trabalho, do qual também devem participar os servidores técnico-administrativos da UEPB, em greve desde o mês de março.

A mobilização, organizada por várias centrais sindicais que atuam na Paraíba, será realizada em João Pessoa, e terá início às 10h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena. Também está previsto em Campina Grande, às 9h, um ato público no Calçadão da Cardoso Vieira, que contará com a participação da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) e outras entidades sindicais.

Além das paralisações em virtude do Dia do Trabalho, hoje também não haverá aula nas escolas e faculdades particulares de Campina Grande, por conta da assembleia dos professores da rede privada de ensino. A reunião está marcada para as 9h, na sede da Associação Comercial. Após a assembleia, os professores seguirão para a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), onde será realizada a última mesa de negociação, que deve concretizar o acordo.

Na mobilização de João Pessoa, a programação prevê, durante a manhã, apresentações culturais e um ato público, marcado para as 11h. À tarde, haverá uma caminhada em direção ao Ponto de Cem Réis, que será encerrada com show do cantor Santanna e outras três atrações. Entre as pautas de reivindicação das categorias está a luta contra a corrupção e o projeto de lei que regulamenta a terceirização, a defesa da reforma política e o fim do financiamento privado de campanha.

No caso dos professores da rede privada de Campina Grande, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos Privados de Ensino (Sintenp), José Roberto Barbosa, o reajuste reivindicado este ano é de 25% para os professores que ganham o piso e 20% para os que recebem acima dele. A categoria também quer aumentar de R$ 752,00 para R$ 830,00, o salário recebido pelos trabalhadores não docentes dessas instituições.

A assessoria da UEPB informou que os sindicatos, tanto de docentes quanto dos técnico-administrativos não emitiram comunicado oficial de paralisação à reitoria. Então, pela parte administrativa, todos os serviços estariam mantidos. No entanto, salientou que a concreta efetivação do expediente vai depender do grau de adesão dos servidores.

A reportagem tentou contato com o governo do Estado, mas não obteve resposta.
De acordo com o presidente do Sinepec, Antônio Andrade, as negociações já estão bem adiantadas, gerando a expectativa de um acordo tranquilo.

ATIVIDADES NORMAIS
Apesar de ter aderido à mobilização, algumas entidades sindicais informaram que não vão paralisar as atividades em virtude do ato público. É o caso da Adufcg, do Sintespb/UFCG, que representa os servidores técnico-administrativos da instituição, e a Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb).

Já o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), Jucelino Luna, disse que o sindicato não realizou assembleia, mas apoia o movimento e orienta os professores a participarem do ato em João Pessoa.

Sobre a paralisação dos servidores de Campina Grande, confirmada pelo diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), Napoleão Maracajá, o secretário de Administração do município, Paulo Roberto Diniz, informou que não foi comunicado sobre a decisão do sindicato.

Apesar disso, ele pontuou que “geralmente um número muito pequeno de servidores adere a essas paralisações, então acredito que o expediente será normal”.

CATEGORIAS QUE DEVEM PARAR HOJE
- Professores da UEPB;
-Professores da rede estadual de ensino;
- Servidores técnico-administrativos do Estado;
- Funcionários da Cagepa;
- Servidores da Prefeitura de Campina Grande;

Fonte: Fórum dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp